Diretores de Aposentadoria lotam reunião realizada pela DEN

Os diretores de Assuntos de Aposentadorias de 41 DS (Delegacias Sindicais) responderam ao convite da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e lotaram o salão de eventos do Hotel Marabá, em São Paulo, na quinta-feira (19/4), para expor suas demandas à Diretoria de Aposentadorias e Pensões do Sindifisco Nacional, relembrar as realizações da gestão anterior e conhecer as propostas da Direção Nacional para o biênio 2012/2013.

A diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DEN, Bernadete Donadon, reforçou aos Auditores- Fiscais o objetivo do encontro na abertura do evento.  “Não temos como comandar uma pasta grande como esta longe dos aposentados e das pensionistas. Queremos terminar essa gestão com a sensação de dever cumprido, honrando os votos que nos foram confiados”, afimou a diretora.

O diretor adjunto de Aposentadoria e Pensões da DEN, Eduardo Artur Neves Moreira, lembrou que a reunião é uma oportunidade ímpar de externar as dificuldades e de elaborarem juntos estratégias para melhorar o atendimento a aposentados e pensionistas. “Nosso objetivo é fazer uma gestão com a opinião de todas as DS, de modo a atender as reivindicações de todos”, disse Eduardo Artur.

Diretores – Em seguida, os diretores passaram a relatar as demandas mais comuns apresentadas por aposentados e pensionistas. De um modo geral, a procura concentrou-se nas questões judiciais, especialmente ações dos 28,86% e na GDAT (Gratificação de Desempenho por Atividade Tributária). O diretores explicaram a dificuldade em acompanhar os processos, uma vez que grande parte de aposentados e pensionistas têm dificuldade em acessar a internet e informaram que as delegacias também têm enfrentado problemas para repassar informações sobre as questões judiciais de forma correta e atualizada.

Foi sugerido à Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões que seja desenvolvido um trabalho intenso junto à Diretoria de Assuntos Jurídicos para dar celeridade a essas ações, uma vez que muitos aposentados estão falecendo sem receber os seus diretos.

Outra questão bastante suscitada foi sobre a frequência e a extensão da participação de aposentados nas assembleias e na vida sindical. Na maioria das delegacias, o envolvimento dos aposentados ainda é pequeno.

Sobre este assunto, foram colocados pontos importantes. Um deles é que é grande a dificuldade de liberação de pontos dos Auditores-Fiscais ativos para reivindicar a valorização da Classe. “Esse encontro é super importante para sabermos que as dificuldades são comuns e pensar em soluções para todos. E importante ressaltar que cabe a nós engrossar as fileiras nos movimentos políticos”, disse a Auditora-Fiscal Cristina Taveira, que participou da reunião como observadora pela DS/Niterói.

Ainda sobre o tema, a diretora de Aposentados da DS/Florianópolis, Romelandia Silvestre, ressaltou que é importante repensar o papel do Sindicato na sociedade. “Em nossa delegacia, estamos fazendo trabalhos manuais e oferecendo a hospitais e creches, isso tem sido um chamamento para participação dos aposentados na vida sindical”, disse a diretora. 

Locomoção – Foi relatado ainda que, em algumas localidades, os Auditores-Fiscais aposentados têm grande dificuldade em resolver qualquer questão relativa à vida funcional, uma vez que todas as informações ficam concentradas no Ministério da Fazenda.

Em Campos de Goytacazes (RJ), por exemplo, é preciso percorrer 300 quilômetros até à capital para resolver questões que, em alguns casos, demoram mais de um dia para serem definidos. “Estão sendo impostas despesas e disposição de quem, muitas vezes, sequer tem condição de viajar. Pedimos apoio da DEN para esta questão”, solicitou a diretora Márcia Regina Rangel Barbosa.  O mesmo problema é enfrentado pelos Auditores-Fiscais de Sorocaba (SP).

Muitos dos diretores agradeceram a iniciativa da Diretoria de Assuntos de Aposentadorias e Pensionistas pela realização da reunião. O diretor de Aposentados da DS/Salvador, Carlos Arivaldo de Azevedo, parabenizou os diretores da DEN e destacou que “a premissa do diálogo é saber ouvir e, nesse aspecto, a Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões da DEN está de parabéns”, sintetizou.

“Parabéns ao Sindifisco Nacional por tentar trazer os aposentados e pensionistas para o convívio do Sindicato”, disse o ex-diretor de Aposentados de Santo André (SP), José Ivaldo da Costa. Muitos diretores solicitaram que a reunião tivesse uma periodicidade maior.

Algumas questões apresentadas tiveram orientação imediata por parte dos diretores da DEN. As demais foram anotadas e serão estudadas posteriormente. 

Campanha Salarial – A primeira parte da reunião foi encerrada com pedido do presidente da DS/São Paulo, Auditor-Fiscal Rubens Nakano, para que os participantes assinassem um manifesto da categoria. O sindicalista solicitou também que os aposentados participem de forma efetiva das atividades de mobilização que, agora, tendem a ganhar ainda mais força.

Conteúdos Relacionados