Conaf: Solenidade de abertura foca na valorização do cargo e da Receita Federal

Centenas de Auditores-Fiscais prestigiaram, na manhã desta segunda-feira (13), a solenidade de abertura do Congresso Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Conaf) 2023. Realizado em Brasília, o congresso está sendo transmitido pela TV Sindifisco.

“A importância da Receita Federal para o Estado brasileiro”, tema do Congresso, foi destaque da fala de abertura por todos os participantes da mesa. E também a importância do Conaf, o que é incontestável.

A cada três anos, de acordo com o Estatuto do Sindicato, a categoria se reúne para discutir qual o papel da entidade, as diretrizes da luta sindical. Esta semana, mais de 400 Auditoras e Auditores-Fiscais estarão reunidos com esse propósito. Porque o Conaf permite que centenas de Auditores-Fiscais participem dessa construção e da discussão de temas de interesse público, do interesse da própria sociedade. Discussões que refletem na principal missão do Sindicato, que é promover a valorização do cargo do Auditor-Fiscal, zelar por suas condições de trabalho e lutar pela boa estrutura da Receita Federal do Brasil.

O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, afirmou que o tema do Congresso é muito propício para que seja discutido neste que é o foro mais democrático da categoria. Apesar de essencial à categoria, Isac Falcão lamentou a falta de entendimento, da parte de alguns Auditores, sobre a importância dos debates produzidos e deliberados neste fórum: “O Conaf é atacado porque representa, de fato, toda a categoria dos Auditores. E nossa categoria, quando se reúne e consegue traduzir suas aspirações num movimento que o represente, verdadeiramente, é muito poderosa, porque é capaz de transformar a Receita Federal e dar a máxima contribuição para o Brasil.”

A importância do tema também foi destacada pelo secretário especial da Receita Federal, Robinson Barreirinhas. O secretário elogiou o trabalho dos Auditores-Fiscais, que, segundo ele, “são fundamentais para aumentar a eficiência da instituição” e disse que o modelo de tributação brasileiro é exemplo no exterior. Barreirinhas afirmou ainda que a Receita Federal tem a sustentação financeira do país como missão, mas que a justiça fiscal é uma das metas na qual o órgão centrará esforços.

Para o Auditor-Fiscal Edes Nascimento, presidente da Comissão Organizadora do congresso, além do espírito de união da categoria, o Conaf traz a oportunidade de aprendizado e construções coletivas. “Para cumprir o que está na Constituição, o Sistema Tributário Nacional deveria ter objetivo prático de reduzir a desigualdade de renda e de riqueza do país. Em nome da Comissão, desejamos trabalho profícuo e produtivo”.

A diretora de Defesa Profissional, Auditora-Fiscal Nory Celeste, agradeceu a participação de todos e desejou que o Congresso seja uma oportunidade de debater temas sérios com leveza e alegria. “Que essa energia do encontro seja muito grande e nos alimente de forças para a batalha que temos na luta pelo nosso cargo e pela Receita Federal”.

Autoridades

A solenidade de abertura contou ainda com a participação do presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Auditor-Fiscal Carlos Higino, do presidente do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap), Edison Haubert, e a juíza da 4ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (RS) e professora de Direito e Processo do Trabalho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Valdete Souto Severo.

Para visualizar a galeria de fotos do Conaf 2023, acesse este link.

Clique abaixo para assistir à íntegra da solenidade de abertura.