Quase dois mil veículos aguardam liberação de carga em Porto Seco de Foz
Na manhã de terça-feira (26/6), o Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR) estava com a sua capacidade estourada em mais de 200%. O local, que tem capacidade para comportar 750 caminhões, estava com 950 no pátio e, aproximadamente, outros 1.000 veículos aguardando nas proximidades uma vaga para entrar na Estação Aduaneira.
De acordo com o secretário-geral da DS (Delegacia Sindical) Foz do Iguaçu (PR), Alfonso Burg, para que não haja maiores prejuízos à sociedade, os Auditores lotados no Porto Seco vão realizar um esforço conjunto de modo a amenizar a situação.
"Num gesto de bom-senso e, para demonstrar que a categoria não deseja o caos e nem prejuízos à sociedade, mas uma solução negociada, os Auditores-Fiscais de Foz do Iguaçu decidiram, num esforço conjunto, desembaraçar até o fim da tarde de quarta-feira (27/6) todos os despachos apresentados no Porto Seco até o fim da semana passada", declarou.
Os Auditores do porto alertam que a operação-padrão continua por tempo indeterminado e pedem às entidades representantes de exportadores, importadores, despachantes e transportadores que cobrem uma solução do Governo, que é o responsável em última instância pela falta de negociação com a categoria.
Os Auditores-Fiscais lembram que o Sindifisco Nacional vem tentando abrir uma frente de negociação com o Governo há mais de um ano, mas, até o momento, não houve demonstração de sensibilidade aos pleitos da categoria.