Mídia repercute posicão da DEN sobre direito de greve
A proposta do presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, sobre uma ampla discussão para que se chegue a um projeto mais democrático de regulamentação do direito de greve no serviço público foi repercutida no Diário de Pernambuco Online. A sugestão foi colocada durante a audiência pública na CTASP (Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público) da Câmara dos Deputados para discutir a política salarial para as carreiras típicas de Estado, no dia 20 de dezembro, que reuniu, entre outros, o presidente do Sindifisco e o secretário de Relações de Trabalho no Serviço Público do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça.
O secretário disse que o Executivo tem interesse em regulamentar o direito de greve, mas que, no entanto, ainda não decidiu se vai encaminhar um projeto ao Congresso sobre a regulamentação do direito de greve e da negociação coletiva ou se vai apoiar alguma das propostas que já tramitam na Câmara dos Deputados. Existem, pelo menos, 11 textos sobre os temas na Casa (PL 4497/01 e apensados).
O Sindifisco Nacional defende a adoção de negociações anuais sobre reajustes, com regras claras e direito ao arbitramento, seja da Justiça do Trabalho ou Federal.