Sindifisco encaminha estudo a jornalistas
O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, encaminhou nesta quinta-feira (23/9) a repórteres, editores e colunistas dos principais jornais, revistas, tevês e sites de notícias do país um exemplar do estudo elaborado pelo Sindifisco Nacional com propostas para uma reforma tributária. O material, intitulado “Sistema Tributário: diagnóstico e elemento para mudanças”, foi produzido pelo Departamento de Estudos Técnicos da entidade.
Há pouco mais de uma semana, a análise foi entregue aos principais candidatos à presidência da República (PT, PSDB, PV e PSOL), assim como a seus coordenadores de campanha, com o objetivo de contribuir com as propostas políticas que nortearão o país nos próximos quatro anos, visando à garantia de uma justiça fiscal. O documento também foi levado a parlamentares do Congresso Nacional.
Na carta de apresentação enviada aos jornalistas, o presidente do Sindicato explica que o estudo contém uma série de propostas que poderiam render aos cofres públicos R$ 43 bilhões – montante que seria, por exemplo, destinado à desoneração do IR (Imposto de Renda), que incide sobre o trabalho assalariado, e do consumo.
As sugestões, passíveis de implementação sem grandes modificações à lei vigente, remetem ao fim da isenção na distribuição de lucros e dividendos às pessoas físicas e nas remessas de lucros ao exterior; à implementação de imposto sobre grandes fortunas, entre outros.