Damasceno fala sobre sistema tributário à Rádio Nacional
O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, concedeu entrevista ao repórter Valter Lima, da Rádio Nacional, na quinta-feira (24/7), sobre a intenção de debater com os candidatos à presidência da República as propostas de alterações na legislação do Sistema Tributário Brasileiro.
Damasceno ressaltou ao apresentador do programa Revista Brasil que o Sindifisco Nacional elaborou o livro chamado “Sistema Tributário e Seguridade Social: Contribuição para o Brasil” com o objetivo de fazer propostas para o sistema tributário nacional e apresentá-las aos presidenciáveis. O material foi elaborado em parceria com a Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil).
O presidente do Sindicato falou a Valter Lima sobre o PL (Projeto de Lei) 6094/13 (que reajusta as tabelas progressivas mensais do Imposto de Renda), de autoria do deputado Vicente Cândido (PT/SP), lembrando que ainda não houve análise do mérito da matéria.
O PL 6094/13 faz parte da campanha Imposto Justo, que busca a correção da tabela do Imposto de Renda de acordo com a evolução da renda anual dos trabalhadores mais a inflação. Segundo Damasceno, a matéria comtempla boa parte das propostas do livro. “Se o parlamento estivesse comprometido com a questão da justiça fiscal, já poderíamos ter uma regra permanente sobre a correção da tabela e evitar novas defasagens, beneficiando a população brasileira”, frisou.
O sindicalista deixou claro que há o objetivo de entregar o livro aos candidatos pessoalmente, para que os possam ter noção do que é o Sistema Tributário Nacional e tomarem conhecimento da injustiça fiscal que há hoje. “A partir daí podemos construir uma agenda para aprovarmos as alterações pontuais. Os Auditores Fiscais são cidadãos e também somos agentes de Estado. Temos obrigação de propor alterações que venham a atender a sociedade como um todo”, finalizou.