Sindifisco TechDay: iniciativa sobre capacitação em ferramentas digitais é sucesso na DS/CE

Auditores e Auditoras-Fiscais aposentados filiados à Delegacia Sindical Ceará participaram, na última quarta-feira (17), da primeira edição do Sindifisco TechDay: uma capacitação sobre uso das ferramentas tecnológicas essenciais para o cotidiano da atividade sindical.  

Resultado de parceria entre DS/Ceará e Direção Nacional, o evento contou com participação de diretores e antecipou o calendário de comemorações ao Dia do Aposentado (24 de janeiro). Ao longo da programação, os diretores destacaram a importância dos aposentados para a força da categoria e ressaltaram que o evento marcava um momento de aprendizado, de solução de dúvidas e de integração. 

O Auditor-Fiscal aposentado Airton Rocha, elogiou a realização do Sindifisco TechDay para promover maior participação das atividades sindicais. “Não adianta apenas o aposentado participar de festas, de recepções, almoços. Temos direito a participar efetivamente das votações. E, como hoje em dia, as votações são feitas por aplicativos, esse projeto é muito importante para que, na hora da votação, o aposentado se sinta mais à vontade e consiga exercer o seu direito”, disse. 

Segundo o diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Roberto Kasai, “o tutorial sobre como baixar o aplicativo do Sindifisco Nacional utilizando um smartphone para votar nas Assembleias foi o destaque da capacitação”.  

A tramitação de ações judiciais, como a da Gratificação de Atividade Tributária (GAT), ao Bônus de Eficiência, entre outras catalogadas na nova Cartilha de Ações de 2024, foi apresentada pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Auditor-Fiscal Cleber Magalhães, acompanhado da equipe de advogados do sindicato. A explicação de como pesquisar informações no Portal do Jurídico, entre outros meios de comunicação oferecidos pelos canais do sindicato, também foi pauta do TechDay. “Nosso objetivo é proporcionar condições de que todos se tornem mais partícipes do sindicato”, disse o diretor Cleber.  

Além da apresentação das ferramentas tecnológicas, os aposentados que participaram do Sindifisco TechDay tiveram a oportunidade de realizar consultas individuais com os advogados do Departamento Jurídico. 

De acordo com a diretora suplente do sindicato, Auditora-Fiscal Dejanira Freitas Braga, o TechDay tem grande potencial para ser realizado em outras Delegacias Sindicais pelo Brasil: “Sou da DS/Curitiba e fiquei entusiasmada em levar o TechDay para o Paraná. Como aposentada, posso afirmar que será valioso reunir os colegas para demonstrar como eles são importantes para o Sindifisco.” 

A programação contou ainda com esclarecimentos sobre a plataforma Gov.br, especificamente o espaço Sou Gov, destinado aos servidores públicos federais. As informações foram repassadas pelas diretoras da DS/CE, Auditoras-Fiscais Sônia Paraíba (diretora de Finanças) e Avany Mesquita (diretora de Assuntos de Aposentadorias e Pensões). 

“Diante do sucesso do evento, a DS/Ceará está se colocando à disposição para repetir experiências como essa durante um dia por mês. Desta forma, os aposentados, e também os ativos, podem tirar dúvidas sobre questões especificas e individualizadas”, disse a presidente da DS/Ceará e 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora-Fiscal Natália Nobre. 

Conteúdos Relacionados