Sindifisco se reúne com senadora Eliane Nogueira nesta quarta

Senadora Eliane Nogueira durante posse no Senado Federal

O presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, terá nesta quarta (11) uma reunião com a senadora Eliane Nogueira (PP-PI). Mais nova integrante do Senado, Eliane assumiu o cargo no último dia 28 de julho, após o titular da vaga, Ciro Nogueira (PP-PI), que é seu filho, afastar-se do mandato para assumir a Casa Civil da Presidência da República.

Com longo histórico na política brasileira, a família Nogueira também tem um forte elo com os Auditores-Fiscais. Ciro Nogueira Lima, pai do ministro da Casa Civil, foi Auditor-Fiscal da Previdência Social de 1953 a 1984. Formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí, o patriarca da família foi empresário e deputado federal, dando início à trajetória política da família.

Ainda nos anos 70, Ciro Nogueira Lima entrou no ramo imobiliário, o que o levou a ser um dos principais responsáveis pela urbanização de Teresina, capital do Piauí. Na Câmara dos Deputados, Ciro Nogueira Lima, falecido em 2013, atuou por dois mandatos – o primeiro, entre 1983 e 1987; e o segundo, entre 1991 e 1995.

Entre suas atuações na Câmara, vale destacar, em 1983, o voto a favor da Proposta de Emenda à Constituição 5 (PEC 5), mais conhecida como Emenda Constitucional Dante de Oliveira. A emenda decidiria sobre o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, após 20 anos de regime militar, mas, apesar da mobilização, a proposta acabou sendo derrubada.

Já Eliane Nogueira, que é viúva de Ciro Nogueira Lima, chega ao Parlamento para seu primeiro mandato. Natural de Teresina (PI), a empresária é também pensionista da Receita Federal.