Sindifisco debate atividade sindical com senador Paulo Paim
Representantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional estiveram reunidos com o senador Paulo Paim (PT/RS), na manhã de quarta-feira (16/7), para avaliar estratégias que possam contornar o problema criado com o veto da presidente da República, Dilma Rousseff, ao PLV (Projeto de Lei de Conversão) nº 5/2014 do Senado, que trata da liberação para exercício da atividade sindical.
A reunião foi agendada pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado), e o Sindifisco Nacional foi representado pelo 1º vice-presidente da entidade, Ayrton Eduardo Bastos, pelo secretário-geral, Mário Pinho, e pelo diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares, Castelo Bessa.
Embora tenha havido avanço em relação à quantidade de liberações para a representação sindical, o veto presidencial atribuiu às entidades o custeio das liberações, imputando ônus financeiro insuportável aos sindicatos.
O veto foi mais uma demonstração do descaso do atual Governo para com os servidores públicos, reforçando o posicionamento de que esses trabalhadores não integram o rol das prioridades do Executivo, ou sequer de suas preocupações.
Além de relativizar o atendimento às reivindicações do segmento, referido veto evidencia o desinteresse do Governo em relação à manutenção da estrutura organizacional do funcionalismo através das entidades representativas das categorias.
O senador Paulo Paim demonstrou entendimento sobre a gravidade da situação e se comprometeu em agendar uma reunião entre o Fonacate e o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini, com o objetivo de abrir uma interlocução no sentido de buscar alternativas que possibilitem contornar o problema criado pelo veto presidencial em uma matéria que, cabe ressaltar, foi aprovada com base em um amplo acordo entre os representantes do Congresso Nacional .
Ficou definido também que as entidades representativas dos servidores públicos continuarão a se empenhar na derrubada do referido veto.