Sindifisco se reúne com deputado fluminense para discutir riscos da PEC 32

A Direção Nacional do Sindifisco e a Delegacia Sindical do Rio de Janeiro realizaram nesta quarta (12) uma reunião com o deputado federal Chico D’Ângelo (PDT-RJ) para tratar das articulações em torno da Proposta de Emenda à Constituição 32, a chamada Reforma Administrativa. O encontro, realizado em formato telepresencial, contou com a participação do diretor de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional Marcos Assunção.

O texto da reforma tramita atualmente na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, onde deve ser apreciado ainda nesta semana. Posteriormente, a matéria será encaminhada para tramitação em comissão especial. Aos Auditores-Fiscais que participaram do encontro, o deputado afirmou que vai pedir para integrar a comissão especial, a fim de auxiliar na captação de votos contrários ao texto encaminhado pelo governo.

“Isso vai ser uma luta aqui (no Congresso). Os absurdos dessa PEC são tão grandes que, mesmo dentro do grupo de parlamentares que são favoráveis, já há os que têm bom senso”, afirmou o parlamentar.

Entre as preocupações destacadas pelo Sindifisco Nacional, está a necessidade de excluir do texto pontos prejudiciais para quem trabalha no serviço público, assim como evitar que o presidente da República tenha “superpoderes” na gestão de pessoal do Poder Executivo. “Não tem como desvincular o servidor público do serviço público. A gente precisa dos parlamentares para reverter esse texto”, disse Marcos Assunção.

O Sindifisco Nacional se comprometeu a encaminhar ao parlamentar documentos que possam subsidiar a conversa com outros deputados em relação à defesa do serviço e do servidor público, prejudicados no texto encaminhado pelo governo federal. De acordo com o parlamentar, quanto mais argumentos forem encaminhados, mais força ganha o debate.

“Isso vai dar muito trabalho, e por isso a necessidade de termos argumentos muito sólidos na defesa. Quanto mais recebermos argumentos, mais teremos chance de convencer os colegas da completa falta de nexo da evolução deste tema”, disse.

Conteúdos Relacionados