Sindifisco renova acordo com Ipea e já programa seminários pelo país

Os presidentes do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, e do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Márcio Pochmann, assinaram acordo de renovação de cooperação técnica entre as duas entidades, na terça-feira (24/4), em Brasília (DF). E já têm planos de realizar pelo menos cinco seminários Brasil afora.

Os seminários terão como base as duas publicações produzidas pelas entidades: a cartilha "A Progressividade na Tributação Brasileira: por maior justiça tributária e fiscal" e o livro “Progressividade da Tributação e Desoneração da Folha de Pagamentos”.

O presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, afirma que a parceria com o Ipea se mostrou bastante promissora ao despertar a atenção da sociedade para temas áridos como a tributação. “Conseguimos traduzir tributação, imposto e outros temas de difícil compreensão para a sociedade, através da cartilha ricamente ilustrada. Agora será mais fácil trazer a sociedade para o debate. O acordo entre Sindifisco e Ipea tem tudo para ser, mais uma vez, bem sucedido”.

Para Márcio Pochmann, a parceria com o Sindifisco reafirma a nova proposta de atuação do Ipea que, a principio, foi criado para auxiliar o Poder Executivo, mas há cerca de cinco anos passou a auxiliar também o Judiciário, o Legislativo e a sociedade. “A atuação conjunta com o Sindifisco vem no sentido de produzir conhecimento para a sociedade, especialmente em um tema chave para todos como a tributação”.

A renovação do acordo foi prestigiada pela diretora de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Bette Maria, pelo gerente do Departamento, Álvaro Luchiezi, e pelo diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, Jorge Abrahão de Castro. “A presidente Dilma Rousseff ampliou desonerações para aumentar a competitividade, mas às custas da Previdência. Precisamos demonstrar através de nossos estudos conjuntos o custo x benefício dessa ampliação”, disse Bette Maria.

A primeira parceria das duas entidades foi firmada pela primeira vez em 2011.

Conteúdos Relacionados