Sindifisco realiza encontro de aduaneiros em Vitória e Fortaleza

O Sindifisco Nacional prossegue com o projeto “Encontros Aduaneiros”, que tem como objetivo reunir Auditores-Fiscais lotados nas Aduanas de todo o Brasil para discutir e propor um modelo de Aduana que garanta a defesa do interesse público, considerando aspectos de segurança, saúde, patrimônio nacional, livre concorrência e comércio justo. Depois do primeiro encontro, realizado nos dias 24 e 25 de abril, em Florianópolis, os próximos serão nos dias 4 e 5 de maio, em Vitória (ES), para os aduaneiros do Sudeste, e 8 e 9 de maio, em Fortaleza, para os da região Nordeste. Haverá ainda reuniões da região Centro-Oeste em Brasília, nos dias 18 e 19 de maio, e da região Norte em Manaus, nos dias 5 e 6 de junho.

A iniciativa do Sindifisco Nacional se estende a todas as regiões do Brasil, reunindo Auditores-Fiscais para discutir suas experiências e visões sobre a Aduana. Ao fim de cada encontro, é produzido um documento com a síntese das discussões, que será subsídio para os próximos encontros e para o encontro nacional, que deverá apresentar um modelo de Aduana proposto pelos próprios aduaneiros. O encontro nacional produzirá um documento final, a ser apresentado ao governo, ao Congresso Nacional e à sociedade.

“O primeiro encontro foi muito interessante e produtivo. É visível o engajamento dos Auditores-Fiscais participantes com a construção de uma Aduana presente, forte e eficiente”, explica a diretora de Defesa Profissional, Nory Celeste. Os encontros são espaços em que os aduaneiros podem trocar suas experiências e visões, com a perspectiva de projetar o futuro da Aduana brasileira.

Todos os Auditores e Auditoras-Fiscais que trabalham na Aduana ou se interessam por essa área de atuação da Receita Federal podem participar. As inscrições serão feitas por meio das Delegacias Sindicais.

Conteúdos Relacionados