Sindifisco promoverá encontros com selecionados ao Prosed

O Sindifisco Nacional irá promover encontros telepresenciais com os indicados aos cargos de titular das unidades da Receita Federal. A escolha está sendo realizada por meio do Processo de Seleção de Delegados (Prosed), regulamentado pela Portaria RFB 4.300, de 4 de setembro de 2020. A portaria define que, ao final do processo, será enviada uma lista tríplice ao subsecretário-geral da Receita, que terá até dez dias úteis para definir quem será nomeado.

A Diretoria de Defesa Profissional informa que, tão logo as listas tríplices por unidade sejam disponibilizadas, buscará realizar encontros telepresenciais com os Auditores-Fiscais em exercício nas respectivas localidades, para que os indicados possam apresentar suas ideias e propostas para o fortalecimento do órgão. Após esse encontro, haverá uma votação entre os Auditores-Fiscais de cada unidade, por meio do site e do aplicativo do Sindifisco, para apontar aquele que, no entendimento dos pares, possui melhores condições para ocupar o cargo de titular. O nome mais votado será encaminhado, como sugestão da classe, ao subsecretário-geral da Receita.

Segundo o diretor de Defesa Profissional, Levindo Siqueira Jorge, diversas unidades da Receita estão com o processo de seleção aberto. “É preciso que os Auditores-Fiscais se disponham a se inscrever, bem como aqueles que estão lotados nessas unidades fiquem atentos para que possam participar, tanto do encontro com os indicados, quanto da eleição para a escolha do novo titular”, reforça.

A portaria RFB 4.300 estabelece que o prazo de permanência no cargo de gestão será de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, e que após a exoneração ou dispensa, o Auditor-Fiscal ficará impedido de participar de novo Prosed para cargos de gestão de unidade de mesma classe ou inferior, excetuadas as unidades de fronteira terrestre, pelo prazo de um ano e meio.

Conteúdos Relacionados