Sindifisco pede agilidade para concessão de pensões e aposentadorias

A Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões realizou nesta sexta (12) uma reunião com o diretor do Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex), Marco Aurélio Alves da Cruz, para pedir agilidade nos processos de concessão de pensões e aposentadorias.

O encontro, realizado de forma telepresencial, contou com a presença da diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões Márcia Regina Rangel Barbosa e da secretária-geral do Sindifisco, Mariana Araújo.

De acordo com Mariana, alguns processos que chegaram ao conhecimento do Sindifisco apontam demora nas concessões dos pedidos, que, em alguns casos, aguardam liberação desde março do ano passado. Sobre a demora, o diretor do Decipex argumentou que os problemas podem estar relacionados à falta de documentação completa, o que muitas vezes atrasa as concessões dos benefícios.

Diante da situação, Marco Aurélio Alves da Cruz se comprometeu a verificar as demandas do Sindifisco, a fim de agilizar a conclusão dos pedidos de pensões e de aposentadorias pendentes. “Segundo informou o diretor, quando a documentação está correta, o processo pode ocorrer em até 40 dias”, afirmou Mariana.

Durante o encontro, a diretora Márcia Rangel Barbosa pediu ainda atenção especial aos processos de pensões, que, diferentemente das aposentadorias, envolvem situações ainda mais graves. Enquanto o benefício não é liberado, os dependentes ficam sem recursos. 

Conteúdos Relacionados