Sindifisco participa de workshop sobre a Funpresp
O I Workshop “A previdência Complementar do Servidor Público Federal – Funpresp” foi aberto oficialmente na manhã da quarta-feira (28/5). O evento sediado em Brasília e patrocinado pelo Sindifisco Nacional foi organizado pela Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) e pela Fundação Anfip de Seguridade Social.
O presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, participou, como coordenador, do primeiro painel do workshop: Funpresp, Conceito, Objetivos e Princípios Fundamentais – O Servidor Público e a Funpresp, previsões e expectativas. O tema teve a participação do diretor presidente da Funpresp, Ricardo Pena.
Ao iniciar o painel, Damasceno destacou qo Sindicato tem restrições à previdência complementar e foi aplaudido quando descreveu a luta da entidade em favor dos servidores públicos. “Buscamos a aposentadoria integral para todos os servidores públicos. Esta é uma luta que travamos no dia a dia”.
Damasceno disse entender que a Funpresp é uma realidade para os Auditores Fiscais e todos os servidores federais e que "por esse motivo, o Sindifisco Nacional não poderia fechar os ouvidos ao clamor da Classe cada vez maior pelo acesso às informações, já que o patrimônio de quem decidir aderir ao Funpresp terá que ser constantemente fiscalizado por um olhar atento".
Ricardo Pena falou sobre o papel do patrocinador do Fundo, dos participantes e do funcionamento do regime. Segundo ele, a Funpresp conta atualmente com 128 patrocinadores, 4 mil adesões e arrecadação de R$ 2,2 milhões por mês.
O expositor explicou também o diferencial sobre os três regimes de previdência no país: o geral, os próprios (que estão em torno de 2 mil) e o complementar, além de detalhar os aspectos previdênciários.
Workshop – O evento tem como objetivo apresentar e discutir o tema da previdência complementar, permitindo a melhor compreensão das normas desse novo modelo de gestão. Também será debatida a aplicabilidade do novo regime para o servidor público.
Outro objetivo é buscar o incentivo à pesquisa para o aperfeiçoamento do fundo de pensão criado pelo Governo, assim como abrir espaço para que as instituições estabeleçam relação mais estreita com o Governo. O Workshop servirá para tirar as dúvidas dos participantes, e os mesmos podem sugerir ajustes à legislação vigente.