Sindifisco participa do lançamento da Campanha Salarial 2024 do Fonacate

O presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, representou a entidade, na tarde desta terça-feira (20), no lançamento da Campanha Salarial 2024 do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

Em sua fala, Isac Falcão afirmou que não há como pensar na reestruturação do Brasil sem a reestruturação do Estado brasileiro e, por conseguinte, sem a recomposição inflacionária do vencimento dos servidores públicos. “A questão remuneratória é grave, como também é a defasagem das diárias, do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte”.

O presidente do Sindifisco conclamou os servidores a unir forças na consolidação de pautas em comum. “O conjunto dos sindicatos do serviço público foi fundamental na resistência ao processo de corrosão do Estado brasileiro nos últimos anos. E, para que esse sistema sindical continue funcionando, não só para a luta dos próprios servidores púbicos, mas para fortalecer o papel que nós desempenhamos perante a sociedade, de estruturação do Estado brasileiro e de garantia da democracia brasileira, é fundamental que sejamos libertados da política antissindical que foi implementada”.

Corrosão inflacionária

Embora tenha sido uma sinalização positiva, o reajuste salarial de 9% concedido este ano pelo governo federal foi mencionado pelo presidente do Fonacate, Rudinei Marques, como insuficiente para reparar as perdas inflacionárias acumuladas pelo funcionalismo ao longo dos anos. Por esse motivo, segundo ele, a campanha salarial tem um objetivo muito claro. “A grande parcela dos servidores públicos recebeu a última reposição salarial em janeiro de 2017, e as perdas inflacionárias já chegam a 35%, mesmo com os 9% já concedidos”, afirmou. “É uma perda significativa que já levou boa parte dos nossos salários”.

Para garantir resultados efetivos junto ao governo, o dirigente do Fonacate conclamou todos os servidores públicos, filiados ou não à entidade, para reforçar as estratégias de mobilização, tendo em vista a proximidade do prazo para que o governo encaminhe a Lei Orçamentária Anual de 2024 para aprovação no Congresso Nacional. Ele confirmou a realização de uma reunião no Ministério da Gestão e Inovação (MGI), nesta quarta (21), para tratar da definição do protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente. A expectativa é que essa normatização ocorra ainda em junho, para que o diálogo com o governo federal comece já no mês seguinte.

Além de Rudinei Marques e Isac Falcão, participaram do lançamento da Campanha Salarial 2024 representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait), do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (SindPFA), da Associação dos Servidores do Ipea e Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea (Afipea Sindical), do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Aner) e da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Unafisco Nacional).

Conteúdos Relacionados