Sindifisco participa do 5º Congresso Luso Brasileiro de Auditores-Fiscais

O Sindifisco Nacional participará, a partir de quarta (13), do 5º Congresso Luso Brasileiro de Auditores-Fiscais. A entidade, que integra a organização do evento, será representada pelo presidente, Kleber Cabral, na solenidade de abertura, na manhã de quarta, e no painel “Associativismo e Sindicalismo de Classe em prol do Combate às Desigualdades”, marcado para as 10h30 (horário de Brasília) de sexta (15), no terceiro e último dia de debates.
Participarão da abertura representantes de órgãos públicos e de entidades de classe dos setores fiscais e aduaneiros, do Brasil e de Portugal, além de José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, cidade sede do evento. O Auditor-Fiscal José Barroso Tostes Neto, secretário especial da Receita Federal, também participará da solenidade, com início previsto para 11h (horário de Brasília).
Já no painel que terá Kleber Cabral como um dos debatedores, haverá as participações do presidente da Unafisco Nacional, Mauro Silva, do presidente da Febrafite, Rodrigo Spada, e do vice-presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), Antonio Castela. A moderação ficará a cargo de Nuno Cerejeira Namora (Law Academy).
Nesta 5ª edição, o Congresso Luso Brasileiro de Auditores-Fiscais terá como tema “Os Impostos e o Combate às Desigualdades”. Os debates partem da constatação de que a tributação é um elemento determinante no combate às crescentes desigualdades sociais no mundo.
Entre outros assuntos, será discutido o caráter eminentemente regressivo do sistema tributário brasileiro, no qual prevalece a tributação sobre o consumo, em vez de incidir de maneira mais justa sobre propriedade e renda do capital. Essa situação coloca o Brasil como o 10º país mais desigual do mundo, em um ranking composto por 140 países pesquisados.
Para assistir ao evento, basta acessar o perfil do Facebook da APIT, por meio do qual ocorrerá a transmissão ao vivo do evento. A programação completa está disponível neste link.