Sindifisco participa de seminário sobre reforma tributária em SP
O Sindifisco Nacional, representado pelo diretor de Estudos Técnicos Pedro Onofre Fernandes, participou do seminário "De qual reforma tributária o Brasil precisa?", promovido pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, no dia 25 de junho, na capital paulista. O evento contou ainda com a participação do diretor-adjunto de Estudos Técnicos, Alfredo Jorge Madeira Rosa.
O objetivo dos debates foi avaliar o Sistema Tributário Brasileiro diante de uma ótica social, em busca da identificação dos principais fatores que o tornam injusto, penalizando aqueles que têm menor capacidade contributiva e beneficiando os detentores do capital e da propriedade.
Pedro Onofre participou como debatedor na Mesa 3, oportunidade em que foi lançada pelo Sindicato dos Bancários a cartilha "Uma Reforma Tributária para Melhorar a Vida do Trabalhador", de autoria do professor João Sicsú, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Na ocasião, o diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco elogiou a iniciativa de retomada do tema "reforma tributária" e aproveitou para divulgar as ações que o Sindifisco Nacional vem implementando nesta área. Pedro Onofre também falou sobre o conteúdo do livro editado pelo Sindifisco Nacional e pela Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil) , em 2014, cujo título é "Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças". O material foi entregue no período eleitoral aos candidatos à presidência da república e parlamentares. O diretor doou um exemplar para a biblioteca do Sindicato dos Bancários, por meio de sua presidente Juvândia Moreira Leite.
O sindicalista também fez uma apresentação do Imposto Justo, iniciativa do Sindicato que visa corrigir, mesmo que de forma parcial, a defasagem acumulada da Tabela do Imposto de Renda e das deduções com dependentes e com educação, instituir a tributação sobre a distribuição de lucros, entre outros benefícios que promovam maior justiça fiscal. A proposta foi lançada em 2013, na Câmara dos Deputados, e recebeu adesão de diversos parlamentares, tendo sido materializada no Projeto de Lei 6.094/2013 e também na Proposta de Emenda Constitucional nº 283/2013, conhecida como a PEC dos Jatinhos.