Sindifisco participa de seminário sobre aposentadoria na Câmara dos Deputados

Desafios da aposentadoria para um envelhecimento ativo foi o primeiro tema debatido durante o “2º Seminário Internacional Preparação para Aposentadoria”, promovido pela Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) e pela Fundação Anfip. A rodada de palestras começou na quinta-feira (1º/3), no Auditório Nereu Ramos, em Brasília (DF), e teve a participação dos diretores de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões do Sindifisco Nacional, Bernadete Donadon e Eduardo Artur Neves Moreira.

Para Bernadete, a abordagem do tema foi muito oportuna, em especial, diante da aprovação do PL (Projeto de Lei) 1992/07, que cria a Previdência Complementar para os servidores federais. Seguindo a avaliação, o deputado Arnaldo Faria de Sá (PDT/SP) destacou que na atual conjuntura os trabalhadores do setor público devem se preparar para a aposentadoria psicologicamente e financeiramente.

Dezenas de parlamentares participaram da discussão. Destaque para o discurso do deputado Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), que criticou duramente a aprovação do PL 1992 e foi calorosamente aplaudido pela plateia.

Eduardo Artur Neves Moreira destacou a participação de técnicos em aposentadoria de países como Uruguai, Chile e Argentina. “Essa troca de experiências com outros países da América Latina pode ser bastante útil”, avaliou.

Nesta sexta-feira (2/3), último dia do seminário, serão debatidos os “ Fatores que contribuem para as pessoas idosas aposentadas retornarem ao mundo do trabalho com qualidade de vida”, o “Sistema de Previdência Social e aposentadoria no mundo globalizado:questões atuais e perspectivas”, a “Experiência do Projeto do Banco Central do Brasil e da Universidade sobre Preparação para aposentadoria”, entre outros temas.

Conteúdos Relacionados