Sindifisco participa de reunião do Movimento de Combate à Corrupção

O diretor de Relações Internacionais e Intersindicais, Kurt Theodor Krause, participou da reunião do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral) realizada na manhã da quarta-feira (20/3), na sede do CFC (Conselho Federal de Contabilidade). Na ocasião, também ocorreu a recondução da Diretoria e do Conselho Fiscal da Secretaria Executiva do MCCE. O Sindifisco Nacional assumirá uma cadeira na suplência do Comitê Nacional.

Com a presença do vice-presidente do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, o diretor do MCCE Luciano Caparroz Pereira dos Santos conduziu os debates com apresentação de relatos da audiência que o Movimento teve com o ministro Edson Fachin, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo Luciano, o magistrado fez o convite para que os membros do MCCE encaminhem sugestões que contribuam com melhorias para o processo eleitoral. Fachin também teria parabenizado as ações do Movimento — a exemplo da plataforma “Voto Legal”, que foi vencedora do XV Prêmio Innovare.

Acompanhado dos diretores Carlos Alves Moura e Miguel Angelo Martins Lara, Luciano apresentou os projetos do Movimento para o ano. Entre as ações, está o Projeto de Combate à Desinformação (Fake News) nas Eleições 2020, em parceria com o IT&E (Instituto Tecnologia & Equidade) e a Agência Lupa.

Um dos objetivos da proposta é combater as notícias falsas disseminadas com a força e velocidade da internet. “Um processo que continua após as eleições e, agora, deu um salto nas redes sociais”, citou o diretor Kurt Krause também já prevendo a avalanche de informação que vai se propagar em decorrência da tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 06/19. “A preocupação deve se concentrar em como fazer essas medidas alcançarem os rincões do nosso país”, sugeriu.

O MCCE trabalha na captação de recursos para o andamento desse projeto. Também deve ser produzido um vídeo, com viés educativo, que será apresentado em oficinas a serem realizadas em todas as regiões do país, a partir do próximo semestre.

No encontro também foi aprovado, por aclamação, o ingresso do CFA (Conselho Federal de Administração) na Rede MCCE. A próxima reunião do Movimento está prevista para ocorrer no dia 17 de abril.

Conteúdos Relacionados