Sindifisco participa de reunião do Fonacate e do Fonasefe sobre contraproposta ao reajuste do servidor público federal

Os Auditores-Fiscais Dão Real (diretor de Relações Internacionais e Intersindicais) e Floriano de Sá Neto (Assuntos Parlamentares) representaram o Sindifisco Nacional na reunião telepresencial, ocorrida nesta quinta-feira (23), com os demais representantes das entidades vinculadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e ao Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasafe). O objetivo foi discutir e aperfeiçoar os pontos principais do texto de contraproposta ao índice de 7,8% de reajuste salarial oferecido pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça.

Além de tratar da questão salarial, os dirigentes sindicais priorizaram no documento a cobrança sobre a falta de proposta para alguns benefícios dos servidores do Executivo Federal, como auxílio-saúde, auxílio-creche e diárias, já que o governo sinalizou aumento apenas para o auxílio-alimentação, que passaria de R$ 458 para R$ 658. Embora haja reconhecimento do esforço do governo na atualização desse benefício, o reajuste ainda está aquém do que os servidores buscam, que é a equiparação com o que é pago aos servidores do Judiciário.

Construído em consenso pelos representantes dos dois fóruns, o documento deverá ser encaminhado nos próximos dias. Na oportunidade, as entidades concordaram em definir, até esta sexta (24), se estipularão ou não um índice de reajuste para que seja tratado na próxima reunião com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, que será no próximo dia 28, ou se deixam para apresentar esse percentual no dia 7 de março. Também ficou acertada a realização de uma reunião preparatória para o dia 28 com o alinhamento das estratégias.

Conteúdos Relacionados