Sindifisco participa de reunião do Comitê 9840
O diretor de Políticas Sociais do Sindifisco Nacional, João Eudes da Silva, participou na quinta-feira (20/12) da reunião de encerramento dos trabalhos do Comitê 9840 no ano de 2012. Na ocasião, foi feito um balanço das atividades da Comissão. De acordo com a avaliação, as ações do grupo influenciaram positivamente as eleições municipais no estado do Paraná.
Durante as eleições deste ano, o Comitê que leva o número da Lei de combate à corrupção eleitoral (Lei nº 9840/1999), realizou um trabalho de conscientização dos eleitores por meio da divulgação de panfletos, peças publicitárias em rádio e TV, além da efetivação de denúncias de compra de voto. A intenção foi alertar a sociedade paranaense da necessidade de se combater o crime eleitoral e votar com consciência.
O Comitê, que tem o Sindifisco Nacional como uma das entidades integrantes, foi criado em agosto deste ano para acompanhar o processo eleitoral e promover a divulgação do voto consciente. Ao todo 60 entidades – entre sindicais, associativas e de Classe – compõem o Comitê 9840.
A próxima reunião da Comissão ficou agendada para o mês de fevereiro, quando serão discutidas as suas ações para as próximas eleições.
Além do diretor do Sindifisco, participaram da reunião o vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Curitiba (PR) e coordenador do Comitê 9840, César Augusto Moreno; o presidente do Sindivet (Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná), Cezar Amin Pasqualin; a secretária do Comitê, Zuleika Loureiro Giotto; e a advogada Aline da Silva Barroso, que faz parte da Comissão de Processos Disciplinares da OAB Curitiba.