Sindifisco participa de movimento pelos aposentados e pensionistas

O diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Castelo Bessa, representou a entidade na cidade de Natal (RN), onde aconteceu, na tarde de sexta-feira (19/9), a partir das 15h30, a manifestação pública do Una-se (Movimento Unificado dos Idosos, Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e do INSS).

O Movimento já realizou manifestações em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), pedindo a votação do Projeto de Lei (PL) 4434/08, sobre reajuste dos benefícios previdenciários, além da PEC 555/06, que acaba com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados.

Na manhã de sexta-feira, Castelo Bessa participou da programação do Encontro Nacional de Federações e Entidades de Base de Natal (RN), realizado pela COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos) – integrante do Una-se, e pela Federação do Estado. O objetivo do evento é debater o andamento das políticas voltadas para o segmento de aposentados, definir diretrizes e participar de palestras sobre o assunto.

Na ocasião, foi realizada uma sessão especial da Câmara Municipal de Natal, onde foi conferido o título de Cidadão Natalense ao senador Paulo Paim (PT/RS). Após a solenidade, foram iniciadas as atividades do Encontro com a apresentação do documento elaborado pelas entidades integrantes do Una-se reivindicando a votação do PL 4434/08 e da PEC 555/06. Durante a cerimônia, o material foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, e ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves.

O presidente da Câmara afirmou saber da importância da votação das matérias, se comprometendo a discutir a questão, no dia 14 de outubro, com os líderes, no intuito de colocar a PEC 555/06 na pauta da casa parlamentar. “Esperamos que o parlamento cumpra o seu papel de discutir sobre o assunto e coloque as matérias na pauta”, disse. Segundo Castelo Bessa, em razão das declarações de Henrique Eduardo Alves, o Sindifisco Nacional realizará trabalho concentrado para pressionar os parlamentares em favor da votação das matérias.

Eduardo Alves ainda se comprometeu com em pauta a PEC 170/12, que trata da aposentadoria integral ao servidores que se afastarem da vida laborativa por invalidez.

Por sua vez, Garibaldi Alves se posicionou favorável aos pleitos dos aposentados, porém destacou que há dificuldades econômicas no Governo. Em separado, Castelo Bessa, falando em nome do Sindifisco Nacional, expôs ao ministro Garibaldi a necessidade de que ele seja o porta voz das entidades que representam os idosos aposentados e pensionistas do setor público e privado. O diretor lembrou, ainda, que sobre a renúncia fiscal de R$ 2,4 bilhões seriam deduzidos 27,5% de IR (Imposto de Renda) e outros valores referentes aos impostos indiretos gerados por conta do consumo, o que significa que a renúncia seria, na realidade, de R$ 1,44 bilhão. O sindicalista também ressaltou que esse valor seria contabilizado, de acordo com a proposta, de forma gradativa. Após a exposição, Castelo solicitou, audiência com o ministro para o período pós eleições, à qual Garibaldi acenou positivamente.

Conteúdos Relacionados