Sindifisco participa de mobilizações para alterar PEC 06
Um dia antes de o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) apresentar a complementação do parecer lido na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a Reforma da Previdência, trabalhadores de diversos setores promoveram nesta terça (3) uma série de manifestações para pressionar senadores a alterar o texto. A expectativa é que o relator avalie até amanhã mais de 300 emendas, incluindo as treze apresentadas pelo Sindifisco Nacional.
O vice-presidente do sindicato Ayrton Eduardo Bastos participou pela manhã de um ato simbólico promovido pelo Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) no gramado em frente ao Congresso Nacional. Em seguida, Ayrton, juntamente com o diretor de Assuntos Parlamentares Marcos Assunção e um grupo de Auditores-Fiscais, participou da audiência pública “Previdência Social”, no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. O debate foi organizado pela Frente Parlamentar Mista que trata do tema.
Vários senadores aproveitaram o espaço para criticar a Proposta de Emenda à Constituição 06/2019 e o esvaziamento do sistema de Seguridade Social. “Essa reforma é uma farsa em que se joga todos os dias nos ombros dos trabalhadores o ônus da Previdência, seja em relação ao Regime Geral de Previdência Social ou do Regime Próprio dos servidores da União, dos estados e dos municípios. É uma reforma meramente fiscal. Ninguém procurou outras fontes de arrecadação”, disse Jaques Wagner (PT-BA).
Para Ayrton Bastos, as manifestações desta terça são uma tentativa de interferir na tramitação da Reforma da Previdência, que está acontecendo de forma atribulada. “Essa proposta é maléfica para os trabalhadores como um todo e para nós, servidores públicos. Estamos trabalhando nos destaques supressivos, que são os que têm maior possibilidade de serem aprovados no Senado, de modo a minimizar os efeitos danosos da proposta”, afirmou.
Para viabilizar a ação de convencer senadores, os diretores de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Marcos Assunção e George Alex de Souza comandaram o grupo de Auditores que se prontificaram para o trabalho parlamentar da semana. O desafio é mostrar ao maior número possível de senadores a importância de modificar o texto da PEC 06.