Sindifisco participa da solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Foto: Luiz Nova/Febrafite

A cerimônia de entrega da 11ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal foi realizada nesta quinta (30), no Auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O evento, promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), teve premiações em quatro categorias: escolas, instituições (que engloba universidades, organizações não governamentais, prefeituras, secretarias municipais e demais instituições da iniciativa pública e privada), imprensa e tecnologia. A atriz Dira Paes anunciou os vencedores da edição.

A edição 2023 do prêmio teve 253 candidaturas, entre projetos de escolas públicas, instituições, matérias de destaque na grande imprensa e projetos inovadores de tecnologia, representando 20 estados e o Distrito Federal. A iniciativa distribuiu R$ 60 mil em prêmios.

Pelo Sindifisco Nacional, estiveram presentes os Auditores-Fiscais Isac Falcão (presidente), Luiz Cláudio Martins (diretor de Administração e Finanças) e Floriano de Sá Neto (diretor de Assuntos Parlamentares). Isac Falcão foi convidado para entregar o troféu e prêmio do primeiro lugar na categoria tecnologia, juntamente com o superintendente regional da Receita Federal, Antônio Henrique Lindemberg Baltazar. A vencedora foi Roseli da Silva Matias (AL), que concorreu com um projeto de aplicativo que explica, de uma forma lúdica e interativa, a função socioeconômica dos tributos, o sistema de transferências de receitas tributárias, de uma forma contextualizada com a cultura, a história e variáveis socioeconômicas do município.

A solenidade aconteceu de forma conjunta com o Prêmio Tributare, que incentiva boas práticas no âmbito das administrações tributárias que contribuam para o aprimoramento da justiça fiscal e do relacionamento fisco-contribuinte. Foram 25 inscrições, com a distribuição de R$ 30 mil em prêmios.