Sindifisco participa da abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente

Na manhã desta terça-feira (11), ocorreu a cerimônia de abertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), com a presença de diversas autoridades, entre elas a ministra da pasta, Esther Dweck, além de representantes dos servidores públicos federais e das centrais sindicais. Pelo Sindifisco Nacional, entidade que representa a categoria dos Auditores-Fiscais, estiveram presentes o presidente, Auditor-Fiscal Isac Falcão, e o diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto.

O secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, José Lopez Feijóo, abriu o evento, relembrando que a Mesa de Negociação do serviço público federal tem uma história que começou há 20 anos e afirmou que o Brasil precisa regulamentar a Convenção 151 da OIT, para tornar definitivo o direito à negociação coletiva.

A ministra Esther Dweck abordou pontos levantados pelos integrantes da Mesa, como assédio moral e sexual, demonstrou preocupação com o endividamento dos servidores públicos e destacou a importância da revogação dos atos ligados às práticas antissindicais.

“Esse é um tema que estará na Mesa o tempo inteiro. Temos essa preocupação de ver tudo que foi feito para prejudicar a capacidade de atuação de sindicatos no âmbito do setor público”, declarou.

O governo será representado na Mesa de Negociação pela Diretoria de Relações de Trabalho e Serviço Público, que integra o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O secretário José Lopez Feijóo participará das negociações. Na bancada dos servidores, 20 representantes de entidades sindicais indicadas pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) – entre elas o Sindifisco Nacional. Também participarão representantes das centrais sindicais.

Primeira reunião

Após a instalação da Mesa de Negociação, o conjunto das entidades sindicais dos servidores públicos deu início, no período da tarde, à primeira reunião do grupo com a apresentação de uma pauta geral de temas que atingem os servidores públicos federais. Em vídeo gravado durante a abertura das atividades, o presidente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Isac Falcão, falou da participação do sindicato nos debates e dos temas em questão. Uma matéria completa sobre o assunto será divulgada em breve.