Sindifisco participa de Assembleia Geral do Fonacate
O Sindifisco Nacional, representando pelo diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, José Devanir de Oliveira, participou, na tarde de terça-feira (12/5), da Assembleia Geral do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado). A reunião contou com uma extensa pauta: organização da 4ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado; Audiência Pública do Direito de Greve (PLS 287/2013); Campanha Salarial; Funpresp.
O presidente da entidade, Roberto Kupski, alertou para a necessidade de um comprometimento maior das associadas, enviando participantes de suas bases como forma de valorização do evento. A mesa informou que a Audiência Pública do Direito de Greve, que discutirá o PLS 287/2013, foi adiada para o dia 1º de junho e ressaltou que é de grande importância o comparecimento de um bom número de representantes das entidades.
O tema que demandou maior debate foi “Campanha Salarial – ações”, quando foi argumentado ser relevante o Fonacate ter espaço na mesa de negociações da Coordenação Geral de Negociação e Relações Sindicais (CGNES/SRT/MP) com o Secretário Sérgio Mendonça.
O representante do Sindifisco Nacional, Devanir Oliveira, destacou que os Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil possuem uma pauta específica de reivindicação. Afirmou que qualquer negociação por intermédio do Fórum dos Federais, ou mesmo pelo Fonacate que congrega carreiras com peculiaridades específicas, devem ser conduzidas no tocante aos itens que forem comuns aos interesses de todas as entidades.
Além desses assuntos, também foram dados informes sobre o Funpresp e a mesa ressaltou que oportunamente devem ser convidados conselheiros para apresentar maiores informações sobre o funcionamento da Previdência Complementar do Servidor Público Federal.