Sindifisco nas Bases: Diretoria se reúne com Auditores da Região Norte

A Direção Nacional inaugurou nesta terça (26) uma nova etapa do projeto Sindifisco nas Bases, que promoveu sua primeira reunião no formato telepresencial e contou com a participação de Auditores-Fiscais do Acre, Amapá, Roraima, Rondônia e Palmas. A ideia é realizar mais cinco encontros por videoconferência para conversar com filiados de Delegacias Sindicais e de localidades que não foram visitadas durante a fase presencial do projeto.

O presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, reforçou a importância da iniciativa, ao lembrar, logo no início da reunião, que ela começou em 2019 com o objetivo de aproximar a Direção Nacional dos Auditores-Fiscais. Também destacou a importância do uso da ferramenta da videoconferência, que é uma maneira de aproximar a classe numa conjuntura em que não é possível fazer encontros presenciais.

Tratando de temas específicos, Kleber falou sobre o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e rememorou toda a articulação feita pela Direção Nacional para que os Auditores não tivessem que se submeter a uma pactuação pouco transparente com seus chefes imediatos, como requisito à promoção ou à progressão. Reforçou que o assunto ainda faz parte do Decreto 9.366, mas a classe está resguardada por uma portaria da Administração, que resultou de um trabalho do sindicato junto à Receita Federal.

Sobre o mesmo assunto, o diretor de Estudos Técnicos do sindicato Marcos London lembrou que o grupo de cerca de mil Auditores que não assinaram o PDI não sofreu qualquer prejuízo no processo. Ele aproveitou para reforçar a orientação para que a classe não se submeta à regra que fragiliza e desvaloriza os ocupantes do cargo de Auditor-Fiscal, deixando-os sujeitos a perseguições.

Em seguida, Kleber Cabral informou que a Direção está debruçada sobre a minuta do Regimento Interno elaborado pela Administração. Algumas propostas deverão ser apresentadas pelo sindicato até a próxima sexta (29). Kleber também explicou que a Direção está trabalhando em uma minuta para tornar mais transparente o processo de escolha de titulares de unidade.

Também foram abordados temas como a atuação de Auditores em perícias solicitadas pela PGFN; a suspensão das inspeções para acesso a áreas alfandegadas; as articulações para a viabilização da regulamentação do Bônus de Eficiência; o projeto das "10 Medidas Tributárias Emergenciais"; e o fim do voto de qualidade no Carf, bem como as medidas para garantir segurança jurídica aos Auditores-Fiscais que atuam como representantes da Fazenda Pública no conselho.

Participações – A primeira reunião telepresencial do Sindifisco nas Bases foi coordenada pelo diretor-secretário do Sindifisco Nacional, Paulo Roberto Ferreira. "Nesses tempos de pandemia, o Sindifisco Nacional, assim como outras entidades, teve que se reinventar. Nessa reunião, para aproximar a Direção Nacional das bases e tratar de questões de interesse exclusivo dos Auditores, contamos com a tecnologia. Além dos informes, abrimos espaço para interação com os filiados, respondemos seus questionamentos e fizemos enquetes relacionadas aos temas tratados na reunião", avalia Paulo Roberto.

Também participaram da reunião os vice-presidentes do sindicato Ayrton Bastos e Jesus Brandão e os diretores Elias Carneiro Júnior (Administração e Finanças), Tiago Lima dos Santos (Administração e Finanças), Luiz Benedito (Assuntos Jurídicos), George Alex e Marcos Assunção (Assuntos Parlamentares), Kurt Krause (Relações Internacionais e Intersindicais) e Getúlio José Uba Filho (Assuntos Jurídicos).

Veja abaixo calendário do Sindifisco nas Bases, que fará seu próximo encontro com Auditores das Regiões Centro-Oeste e Sudeste: 

Conteúdos Relacionados