Sindifisco nas Bases visita Ribeirão Preto e Teresina

O Sindifisco Nacional continua visitando Auditores-Fiscais de todo o Brasil com o projeto “Sindifisco nas Bases”, que visa aproximar a Direção Nacional dos filiados, estimulando o diálogo e discutindo estratégias de atuação da entidade com a classe. Nesta quarta (4), foi a vez de visitar Auditores de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e de Teresina, capital do Piauí. 

Em Ribeirão, o diretor de Comunicação Social Júlio Araújo foi recebido por cerca de 15 Auditores, na sede da Delegacia Sindical. Durante a reunião, ele fez um resumo da atual conjuntura do país e das dificuldades enfrentadas desde o início do mandato da nova Direção Nacional. Também buscou explicar e detalhar as medidas que têm sido tomadas a fim de enfrentar interferências externas e de barrar os ataques às atribuições dos Auditores e à missão institucional da Receita.

O debate com os Auditores incluiu temas como a reestruturação da Receita, o Bônus de Eficiência, a exigência do ponto eletrônico, a Reforma da Previdência e a Reforma Tributária. Os participantes fizeram questionamentos a respeito de ações judiciais e de problemas enfrentados na relação entre o filiado e o sindicato, principalmente no que diz respeito à comunicação com as bases.

Os Auditores de Ribeirão Preto comunicaram que já escolheram os integrantes do Comando Local de Mobilização, elogiaram o projeto “Sindifisco nas Bases” e destacaram a importância dessa proximidade. “Os colegas entendem que é necessário refletir e buscar um diagnóstico dos acontecimentos passados que nos fizeram chegar na difícil conjuntura que a classe se encontra”, avaliou Júlio Araújo.

Em Teresina, o Sindifisco Nacional foi representado pelo vice-presidente Jesus Luiz Brandão. A reunião ocorreu na Sala de Fiscalização da Receita Federal, no prédio do Ministério da Fazenda, com participação de 33 filiados. Também participaram da reunião o presidente da Delegacia Sindical, Stanley Sampaio de Araújo, e o vice-presidente João Luiz dos Santos.

Jesus Brandão fez um relato dos recentes episódios que têm cerceado a autonomia dos Auditores-Fiscais e da Receita Federal, criando um clima de instabilidade jurídica para a classe, como o afastamento de dois Auditores, no Espírito Santo, a partir de decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes. “Temos sofrido ataques de todos os lados, de todos os poderes da República, mas mostramos aos nossos colegas a postura e a atitude da Direção Nacional para fazer frente a tudo isso”, explicou o diretor do Sindifisco.

Os Auditores-Fiscais aproveitaram a oportunidade para dirimir várias dúvidas em relação a atuação da Direção Nacional, além de aprovar a realização das assembleias virtuais, propostas recentemente pela entidade. “Foi a primeira vez que estive em Teresina e fiquei muito feliz com a receptividade”, concluiu Jesus Brandão.

Nesta quinta (5), a partir das 14h, o “Sindifisco nas Bases” estará em Salvador, encerrando a programação da semana.

Conteúdos Relacionados