“Sindifisco nas Bases” visita filiados em Recife
A Direção Nacional dá continuidade ao projeto “Sindifisco nas Bases” durante o mês de novembro visitando Delegacias Sindicais de diversas cidades brasileiras. Nesta segunda (4), o vice-presidente Ayrton Bastos esteve em Recife, capital pernambucana, participando de duas reuniões com filiados, onde foram debatidos temas relevantes para os Auditores-Fiscais e a Receita Federal.
A agenda começou logo cedo, no Auditório da Delegacia da Receita Federal (DRF), reunindo cerca de 35 filiados. O vice-presidente fez um relato dos primeiros dez meses de gestão e tratou de pautas importantes, como as interferências externas na Receita e as ações da entidade para combatê-las, como a recém-obtida decisão em Mandado de Segurança, no Supremo Tribunal Federal (STF), determinando que não seja entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) a relação de Auditores-Fiscais que tenham efetuado acesso aos dados fiscais de pessoas politicamente expostas nos últimos cinco anos.
“Também foram abordados temas como o estágio atual do Bônus de Eficiência no TCU e a emenda à MP 899 para a regulamentação com a exclusão da ‘escadinha’ – tanto no início da carreira como para aposentados e pensionistas –, a base de cálculo, a incidência do PSS, o teto para a gratificação, o ponto eletrônico e a reestruturação da Receita”, enumera Ayrton Bastos.
Após a reunião da manhã, o vice-presidente do Sindifisco Nacional visitou as obras da nova sede da Unafisco Associação, a convite do vice-presidente, Marcelo Vieira Paes. Participaram das duas reuniões e também da visita o presidente da Delegacia Sindical, Dauzley Marques de Miranda, o diretor de Assuntos de Aposentadoria, Proventos e Pensões, Fernando Pinheiro, e o diretor de Finanças, Antônio Campelo.
No período da tarde, a reunião teve lugar no Auditório da Delegacia da Receita Federal de Julgamento (DRJ), com participação de 15 filiados, entre integrantes da DRJ, Aduana, Escritório de Pesquisa e Investigação (Espei), Escritório de Corregedoria (Escor) e Coordenação-Geral de Auditoria Interna (Audit).
Além do balanço deste primeiro ano de gestão, a Direção Nacional discutiu com os filiados a possibilidade de retorno da inspeção pessoal por terceirizados, prestando informações acerca da ação judicial impetrada para evitar esse absurdo. Também foram debatidas questões relacionadas aos critérios para o estabelecimento das métricas nos processos de trabalho e limitações à realização de cursos visando à promoção/progressão.
Para Ayrton Bastos, o saldo das reuniões do “Sindifisco nas Bases” em Recife é positivo. “Tivemos uma boa presença dos colegas, com uma interação muito significativa. O trabalho da Direção Nacional foi reconhecido, principalmente a inserção do sindicato representando os Auditores-Fiscais nas mídias, falando de temas de interesse da Receita, da classe e ainda sobre as questões tributária, previdenciária e aduaneira”, diz ele, acrescentando que o apoio da base é fundamental neste cenário em que Auditores-Fiscais e a própria Receita vêm sofrendo sucessivos ataques em várias frentes.
“É um momento adverso para a Receita Federal e para o serviço público como um todo, e sentimos o reconhecimento do trabalho do sindicato como forma de contraposição e resistência a essas questões, como a interferência na Receita, a Reforma da Previdência e a Reforma Administrativa – que já sinaliza perda de direitos. Ou seja, a classe está consciente dos problemas que já vieram e dos que estão por vir, e apoiando o trabalho que vem sendo feito pelo sindicato”, resume.
Na próxima quarta (6), Ayrton Bastos estará em Maceió, onde haverá uma reunião na sede da Delegacia Sindical (Rua Sá e Albuquerque, 494, Jaraguá). No mesmo dia, o diretor de Assuntos Parlamentares, George Alex Souza, visita a cidade de Governador Valadares (MG), onde será realizada reunião com os filiados às 15h, no Salão Polivalente da Delegacia da Receita Federal (Av. Brasil, 2.866, Centro). A agenda continua em Belo Horizonte (dias 6 e 7), Vitória e Aracaju (dia 8), além de Londrina e Juiz de Fora, em datas a serem divulgadas.