Direção Nacional visita Auditores-Fiscais em Florianópolis
Como parte da estratégia de mobilização dos Auditores-Fiscais para enfrentar a onda de ataques à classe e à Receita Federal, o Sindifisco Nacional deu continuidade nesta segunda (2) ao projeto “Sindifisco nas Bases”. Desta vez, a visita contou com a participação de Auditores lotados em Florianópolis (SC) e foi conduzida pelo diretor de Assuntos Jurídicos Getúlio José Uba Filho.
Durante a conversa, o diretor expôs a conjuntura adversa que cerca os Auditores e dimensionou os desafios que a classe precisa enfrentar para contrapor as mais recentes investidas contra o cargo. Nesse sentido, destacou os temas mais relevantes atualmente em pauta: o afastamento de dois Auditores por decisão monocrática do ministro do STF Alexandre de Moraes; a Resolução da Anac, que exigiu inspeção de Auditores para acesso a áreas restritas de aeroportos; o PDI; o Bônus de Eficiência, entre outros assuntos.
Cerca de 30 Auditores-Fiscais participaram da reunião. Segundo Getúlio Uba Filho, o diálogo com os filiados foi bastante produtivo para subsidiar possíveis ações do sindicato a partir do sentimento das bases. A importância de se definir objetivos num cenário desafiador foi pontuada por alguns Auditores, que sugeriram como estratégia focar em mobilizações como as realizadas no Dia Nacional do Luto.
Durante a reunião, os participantes apontaram ainda a necessidade de fortalecer o trabalho parlamentar nas bases, coordenado pela Diretoria de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional. Também pediram uma maior aproximação da área de comunicação com os Auditores lá na ponta, sugerindo que cada Delegacia Sindical estruture uma assessoria de imprensa, capaz de manter um intercâmbio com o setor de comunicação da Direção Nacional, para recebimento e publicação de material. Os filiados também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre ações judiciais encaminhadas pelo Sindifisco Nacional.
Visitas – Lançado há pouco mais de uma semana, o “Sindifisco nas Bases” tem como objetivo debater diretamente com Auditores-Fiscais todo o contexto jurídico, político e econômico que afeta a classe e a Receita. Tanto a instituição como os Auditores viraram alvos recorrentes de quem – por motivos diversos – tenta cecear o trabalho do Fisco.
Até agora foram visitadas 19 cidades em todas as regiões do país. Para esta semana, o calendário de visitas inclui também São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), São Luís (MA), Teresina (PI), Ribeirão Preto (SP) e Salvador (BA).