Sindifisco nas Bases visita Auditores de Aracaju e Vitória
Os filiados de Aracaju (SE) e Vitória (ES) receberam na última sexta (8) o projeto “Sindifisco nas Bases”, realizado pela Direção Nacional com o objetivo de apresentar um balanço da gestão e discutir estratégias de atuação da entidade diante dos ataques sofridos pelos Auditores-Fiscais e pela Receita Federal.
O 1º vice-presidente do Sindifisco, Ayrton Bastos, esteve em Aracaju, onde participou de reunião com cerca de 20 filiados. Além do relato sobre a situação da Receita Federal e dos Auditores-Fiscais, ele discutiu a conjuntura nacional, com destaque para as reformas da Previdência, Tributária e Administrativa – esta última com foco nos servidores públicos, que correm o risco de perder direitos historicamente conquistados, como a estabilidade.
“Com relação às pautas específicas da classe, foram discutidos pontos como a resolução da Anac, que mais uma vez conseguimos prorrogar, o FRA nos processos de trabalho e horas estimadas, sobretudo na área de tributação, teletrabalho e regime semipresencial, ação judicial dos 28,86% dos Auditores-Fiscais oriundos da Secretaria da Receita Previdenciária (SRP) e ações de execução das diferenças da GAT ajuizadas em Sergipe”, disse Ayrton Bastos. “Também abordamos a reintegração dos colegas afastados pelo Supremo Tribunal Federal, em função do trabalho da Diretoria de Assuntos Jurídicos, que contratou um jurista renomado para atuar neste caso”, complementou.
Na avaliação de Ayrton, os filiados reconhecem a importância da atuação do sindicato num cenário de tantas adversidades, ao mesmo tempo em que defendem novas formas de mobilização para estimular o engajamento da classe. Ele ressaltou que os filiados parabenizaram o trabalho da Direção Nacional e se mostraram dispostos a colaborar com o sindicato.
Vitória – Cerca de 60 Auditores-Fiscais participaram da reunião com o diretor-adjunto de Administração e Finanças do Sindifisco Nacional, Elias Carneiro Junior, no auditório da Delegacia da Receita Federal (DRF) de Vitória. O presidente da Delegacia Sindical, Luciano Teixeira, abriu o evento, elogiando a oportunidade de diálogo entre os filiados e a Direção Nacional.
Além de relatar a atuação da entidade nos dez primeiros meses da gestão, Elias Carneiro ressaltou que o objetivo do encontro é conscientizar e preparar a categoria para os desafios que se apresentam. “Teremos muitos problemas com as reformas que o governo está propondo e precisamos estar fortes para superar ou evitar mais perdas. Felizmente o sindicato está passando por uma fase muito boa de forças políticas internas. Estamos conseguindo andar lado a lado”, afirmou.
O diretor se mostrou otimista com relação à recém-obtida decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), determinando que não seja entregue ao Tribunal de Contas da União (TCU) a relação de Auditores-Fiscais que tenham acessado dados fiscais de pessoas politicamente expostas nos últimos cinco anos e a recente reincorporação às atividades dos dois colegas capixabas afastados. “O sindicato é a última fronteira de defesa dos filiados”, declarou.
Os Auditores presentes demonstraram preocupação com as interferências externas na Receita Federal vindas de integrantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo. Outros assuntos questionados foram as ações individuais da paridade, o futuro do cargo, precatórios, Pasep e licença-prêmio. “O momento é de unir esforços e consolidar o compromisso da classe com o Brasil. Precisamos de mobilização”, conclamou.
Também estiveram presentes os diretores da delegacia capixaba Sther Coser Nemer (vice-presidente), Antonio Moreschi (secretário-geral), Rodrigo Torres (Finanças), José Henrique Mauri (Comunicação), Adriano Corrêa (Jurídico), Neiva Buaiz (Assuntos Parlamentares), Edivaldo Fagundes (Aposentados) e Ary Barbosa (suplente).