Sindifisco nas Bases realiza segunda reunião telepresencial

Auditores-Fiscais das regiões Centro-Oeste e Sudeste participaram, na manhã desta terça (2), da segunda reunião telepresencial do projeto Sindifisco nas Bases Online. A iniciativa do Sindifisco Nacional dá sequência à agenda de visitas às Delegacias Sindicais, iniciada em agosto do ano passado, e que agora ganhou formato virtual. O primeiro encontro online foi realizado no dia 26 de maio, com Auditores da Região Norte. A programação segue até dia 18 de junho, abarcando localidades que não foram visitadas na primeira etapa do projeto.

A reunião telepresencial foi conduzida pelo diretor de Comunicação Social, Marchezan Taveira, e teve a participação do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral; dos vice-presidentes Ayrton Bastos e Jesus Luiz Brandão; e dos diretores George Alex de Souza e Marcos Assunção (Assuntos Parlamentares); Elias Carneiro Júnior e Tiago Lima dos Santos (Administração e Finanças); Marcos London (Estudos Técnicos); Getúlio Uba Filho e Luiz Benedito (Assuntos Jurídicos); Márcia Rangel (Assuntos de Aposentadoria e Pensões); e Maria Antonieta Rodrigues (Unafisco Saúde), além do diretor-secretário, Paulo Roberto Ferreira.

Após abrir a reunião com a exibição de um vídeo sobre a nova etapa do projeto, incluindo as principais ações da Direção Nacional relacionadas a temas relevantes aos Auditores-Fiscais, como Bônus de Eficiência, Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), Assembleias Telepresenciais e o projeto das “10 Medidas Tributárias Emergenciais”, Marchezan reafirmou o empenho da atual gestão em dinamizar os canais de comunicação com os filiados.

Como ocorreu na primeira reunião telepresencial do Sindifisco nas Bases, o debate foi dividido em dois momentos. Inicialmente, foram repassadas informações sobre pautas internas, que dizem respeito às atribuições da classe e à relação com a administração da Receita Federal. O presidente Kleber Cabral falou sobre Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), ponto eletrônico, teletrabalho, resolução da Anac e Regimento Interno da Receita, atualizando os filiados sobre as ações nos âmbitos administrativo e jurídico, em defesa dos interesses dos Auditores.

No segundo momento, foram abordadas questões externas, como as ações no Supremo Tribunal Federal contra o fim do voto de qualidade no Carf e a mobilização no Congresso Nacional diante de propostas legislativas que afetam diretamente os servidores públicos. “Esse é o governo mais feroz contra os direitos dos servidores públicos e, da mesma forma, o Congresso também é muito hostil em relação a alguns segmentos, especialmente dos Auditores. É como nadar num mar cheio de tubarões”, resumiu Kleber Cabral.

O diretor de Assuntos Parlamentares George Alex de Souza ressaltou que a maioria das propostas contidas nas dez medidas tributárias elaboradas pelo Sindifisco Nacional, com apoio de diversas entidades do Fisco brasileiro, está sendo convertida em projetos de lei. Outro ponto destacado foi a repercussão dos debates virtuais que reuniram parlamentares, jornalistas e representantes da sociedade civil em torno do projeto.

O diretor de Assuntos Jurídicos Getúlio Uba Filho informou que as reuniões presenciais sobre as ações judiciais devem ser retomadas assim que possível e que as DS interessadas devem se manifestar enviando e-mail para juridico@sn.org.br.

A próxima reunião do Sindifisco nas Bases Online será no dia 4, com Auditores-Fiscais do interior de São Paulo. No dia 9, será a vez da região Nordeste; no dia 16, interior do Paraná e de Santa Catarina; e encerrando, no dia 18, interior do Rio Grande do Sul.

Confira a seguir a programação:

 
Conteúdos Relacionados