Sindifisco nas Bases Online reúne Auditores-Fiscais do RS

Auditores-Fiscais de oito cidades do interior do Rio Grande do Sul participaram, nesta quinta (18), da sexta reunião do projeto Sindifisco nas Bases Online, realizado pela Direção Nacional, com o objetivo de estreitar a comunicação com os Auditores-Fiscais e discutir pautas relevantes para a classe. O último encontro da etapa telepresencial do projeto contou com a presença de filiados de Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz, Santa Maria, Santana do Livramento, Santo Ângelo e Uruguaiana.

A exposição dos temas ficou a cargo do 1º vice-presidente do Sindifisco Nacional, Ayrton Bastos, que tratou de teletrabalho, Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), Regimento Interno da Receita Federal e PAD Gestor, entre outros assuntos. Representando a Direção Nacional, também estavam presentes o 2º vice-presidente, Jesus Brandão, e os diretores Getúlio José Uba Filho (Assuntos Jurídicos), Márcia Rangel (Assuntos de Aposentadoria e Pensões), George Alex de Souza e Marcos Assunção (Assuntos Parlamentares). A mediação foi do diretor de Comunicação, Marchezan Taveira.

Em relação ao PDI, Ayrton Bastos informou que a portaria publicada recentemente pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogep) extrapola as disposições do decreto que regulamenta o tema, representando um gigantesco retrocesso. “Mantemos a orientação aos colegas para que não assinem o documento, até que essa questão seja resolvida entre a entidade e a Receita”, reforçou.

Ayrton destacou ainda que foi criado um grupo de trabalho para tratar de questões relacionadas a teletrabalho, Processo Simplificado de Seleção (PSS) para dirigentes da Receita, Regimento Interno e remoção. A Direção Nacional apresentou propostas relacionadas a todos esses temas e aguarda definição da Administração. O vice-presidente comentou a recente decisão do STF que reconhece como distintas as carreiras de Auditor-Fiscal e Analista Tributário.

O diretor de Assuntos Parlamentares George Alex de Souza fez um resumo das principais pautas legislativas que têm mobilizado o Sindifisco dentro do Congresso Nacional, ressaltando a importância do trabalho parlamentar num ambiente cada vez mais hostil para os servidores públicos, enquanto o diretor de Assuntos Jurídicos Getúlio Uba Filho divulgou os debates online que a Direção Nacional está promovendo para tratar de ações judiciais específicas.

O projeto Sindifisco nas Bases Online dá prosseguimento à agenda de visitas presenciais às diversas localidades, iniciada em agosto do ano passado, pela Direção Nacional, com o objetivo de informar os Auditores-Fiscais acerca das ações da entidade, assim como ouvir demandas, reclamações e sugestões. Nesta etapa telepresencial, foram realizadas reuniões com filiados das localidades que ainda não haviam recebido o projeto presencialmente.

Conteúdos Relacionados