Sindifisco nas Bases: Direção visita mais cinco cidades

A Direção Nacional do Sindifisco continua cumprindo o calendário de visitas aos Auditores-Fiscais de todo o país dentro do projeto “Sindifisco nas Bases”. Na quarta (28), mais cinco cidades foram visitadas: Brasília, Natal, Recife, Porto Alegre e, novamente, Rio de Janeiro. O objetivo é debater junto aos filiados estratégias de mobilização e atuação da classe diante dos recentes ataques – promovidos por alguns integrantes dos 3 poderes – aos Auditores-Fiscais e à Receita Federal.

No dia 28, o vice-presidente Ayrton Bastos realizou mais duas reuniões no Rio de Janeiro, onde esteve com cerca de 60 filiados, em eventos realizados na Delegacia da Receita Federal 2/Barra e na sede da Delegacia Sindical. Em todas as visitas, foi elogiada a iniciativa do Sindifisco Nacional de estreitar o relacionamento com os filiados. Na Delegacia Sindical foi marcante a participação dos aposentados.

A regulamentação do Bônus de Eficiência foi pauta em todas as reuniões, sendo apontada, por alguns filiados da unidade, a necessidade de rediscussão do tema. Em relação às deliberações da última assembleia, os filiados sugeriram que novos indicativos, redirecionando as ações das decisões anteriores, sejam apresentados à classe. Argumentaram que a repercussão na mídia alcançada com o Dia Nacional do Luto, em apoio aos dois Auditores do Espírito Santo que foram afastados do trabalho, já alcançou o efeito de sensibilizar a sociedade em relação a esdrúxula decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Porto Alegre – Nesta quarta (28), o diretor de Relações Internacionais e Intersindicais Kurt Theodor Krause esteve em Porto Alegre. Pela manhã, foi realizada uma reunião na Delegacia Sindical e, à tarde, no Porto Seco de Canoas e no Terminal de Cargas do Aeroporto. No total, cerca de 50 Auditores-Fiscais participaram das atividades.

Diante do cenário nacional, de ataques à autonomia da Receita Federal e da perseguição aos Auditores-Fiscais, Kurt afirmou que o sentimento geral é de perplexidade e indignação. Pelo que ouviu dos Auditores, a definição de uma pauta de prioridades é fundamental para a mobilização da classe e defesa dos interesses comuns.

Durante a programação, os Auditores ressaltaram a importância da luta contra a sonegação fiscal, ao lado do combate à corrupção. Eles avaliaram como positiva a possibilidade de realização de assembleias virtuais e elogiaram as novas ferramentas de comunicação da Direção Nacional, sobretudo as reuniões por meio de videoconferências.

Natal – Cerca de 35 filiados participaram do projeto “Sindifisco nas Bases”, nesta quarta (28), na Delegacia Sindical de Natal (RN). Entre eles, o presidente da DS, Henrique de Freitas, e o vice-presidente Ademir Camilo. 

Durante a reunião, a Direção Nacional, representada pelo diretor de Estudos Técnicos Marcos London, expôs os assuntos mais relevantes para a classe, mostrando as soluções buscadas pela entidade.

A iniciativa de visitar as bases foi bastante elogiada pelos filiados, que levantaram questões como a reestruturação da Receita Federal e o impacto dessa medida no cotidiano dos Auditores, além do Bônus de Eficiência. Os filiados reiteraram a importância da comunicação com a Direção Nacional.

Os questionamentos foram respondidos conforme a condução da Direção Nacional em relação a cada um dos temas. Os filiados agradeceram a presença do diretor da entidade e solicitaram que, na medida do possível, esses encontros sejam mais frequentes.

Recife – O diretor de Administração e Finanças Elias Carneiro esteve na quarta (28) em Recife, onde se reuniu com Auditores-Fiscais na sede da Delegacia Sindical. Durante a análise da conjuntura nacional, os filiados demonstraram preocupação com as pressões sofridas pela classe. As mobilizações nacionais foram elogiadas, sobretudo o Dia Nacional do Luto, realizado no último dia 21, com ampla adesão dos Auditores em diversas cidades brasileiras e grande repercussão na mídia. Elias aproveitou a oportunidade para reforçar a importância dos comandos locais. 

A partir das 14h, o diretor esteve na Superintendência da Receita Federal, onde se reuniu com cerca de 25 filiados, que manifestaram entusiasmo pela iniciativa da Direção Nacional em se reunir com as bases. Os presentes externaram sua preocupação em relação aos colegas afastados por decisão monocrática de um ministro do STF. Eles também ressaltaram a necessidade de mobilizações nacionais em defesa do cargo e da instituição Receita Federal.

O relato sobre a visita em Brasília pode ser lido aqui
 

Conteúdos Relacionados