Auditores aprovam representação unificada

A Classe disse “sim” à unificação e aprovou todos os indicativos apreciados na Assembleia Geral de quinta (7/5) e na Assembléia Nacional de sexta-feira (8/5). Na primeira, votaram filiados e não-filiados às entidades representativas do Fisco, num total de mais de 3.700 Auditores-Fiscais.

Na Assembleia Geral Conjunta da quinta-feira, a Classe aprovou, com mais de 90% dos votos, o indicativo 1 – sobre a unificação entre o Unafisco Sindical e os sindicatos da base da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil).

O indicativo 2, que questionava a Classe sobre o estatuto da entidade resultante da unificação, teve mais de 80% dos votos favoráveis. O indicativo 3, que tratava da eleição da Diretoria Provisória da entidade unificada, a ser composta pelos presidentes do Unafisco e Fenafisp, e o indicativo 4, que autorizava a Diretoria Provisória a realizar os atos necessários ao registro da entidade unificada, foram aprovados com mais de 90% dos votos.

Dia 8 - Na segunda Assembleia, realizada na sexta-feira só com filiados do Unafisco Sindical, os dois indicativos apreciados também receberam a aprovação da Classe. O indicativo 1, que perguntava se a Classe concordava com a unificação, recebeu mais de 80% dos votos, e o indicativo 2, que questionava os filiados sobre a destinação do patrimônio e dos recursos do Unafisco Sindical para a entidade unificada, obteve o aval de mais de 75% dos votantes. Mais de 2.100 filiados participaram das deliberações.

Os resultados apontam que a representação sindical única foi uma opção da maioria dos Auditores-Fiscais.  Embora vários pontos do estatuto precisem ser reavaliados futuramente, o documento avançou em alguns pontos, como a criação do Fundo Conaf (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) e do Findes (Fundo de Financiamento do Conselho de Delegados Sindicais), que ampliam a participação de DS (Delegacias Sindicais) menores. A antiga demanda pela votação nominal no CDS (Conselho de Delegados Sindicais) e no Comando de Mobilização foi finalmente garantida estatutariamente, assegurando a transparência dos processos decisórios e aperfeiçoando os mecanismos de representação dos filiados.

Os próximos passos são o registro da nova entidade e as eleições para a escolha dos primeiros representantes da DEN (Diretoria Executiva Nacional) e do Conselho Fiscal do Sindifisco Nacional. As eleições estão marcadas para os dias 11 e 12 de agosto e formalizarão a passagem definitiva para a representação única dos Auditores-Fiscais.

Conteúdos Relacionados