Sindifisco Nacional saúda idosos pelo seu dia

Nesse 1º de outubro, o mundo celebrou o Dia Internacional da Pessoa Idosa, data criada em 14 de dezembro de 1990 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em meio às transformações pelas quais a população do planeta vem passando, com destaque para o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, a maior presença de pessoas com mais de 60 anos. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 1950 e 2010, a expectativa de vida em todo o mundo subiu de 46 para 68 anos. Em 2019, havia 703 milhões de pessoas com 65 anos ou mais no planeta. Estima-se que a população idosa chegue a mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050. Nesse cenário, é possível atualizar a máxima “os jovens são o futuro do Brasil”, para “os idosos são o futuro do mundo e a meta de todos nós”. 

Essas transformações também ecoam na realidade do Sindifisco Nacional. Atualmente, 14.803 filiados têm mais de 60 anos, o que representa 71,93% da base, que, contrariando o clichê do “velhinho de pijamas”, estão atentos aos seus direitos e, na maioria dos casos, dispostos a lutar por eles. 

Mas não se pode ignorar que na contramão do envelhecimento da população caminham o respeito e as políticas públicas voltadas a este segmento. A atenção à saúde depois dos 60 anos é uma preocupação urgente. Tanto que a própria ONU, em 2020, proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021-2030). Se por um lado é dever do Estado garantir melhorias para a vida dos idosos, essas melhorias também precisam ser um compromisso da sociedade, das famílias e de cada um. Afinal de que adianta viver mais se não for com saúde e com plena participação na sociedade? 

A Diretoria de Aposentadorias e Pensões deseja muita paz, muita saúde e uma convivência alegre e feliz para as Auditoras, Auditores e pensionistas com mais de 60 anos.

Conteúdos Relacionados