Sindifisco Nacional reforça defesa dos aposentados em evento do Mosap no Nereu Ramos

Centenas de servidores aposentados e pensionistas se reuniram nesta quarta-feira (31), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, no 16º Encontro Nacional do Mosap. O evento anual tem como objetivo debater as demandas de aposentados e pensionistas no principal palco de decisões do Legislativo brasileiro. Às vésperas das eleições, a importância de escolher candidatos comprometidos com a categoria deu o tom das discussões.

O diretor de Assuntos de Aposentadoria e Pensões, Auditor-Fiscal Roberto Kasai, integrou a mesa de abertura e em seu discurso de saudação destacou a importância de aposentados e pensionistas se manterem unidos na luta em defesa dos direitos do segmento. “Estamos irmanados no sentido de dizer que precisamos ter respeitados os nossos direitos, principalmente, a uma justa remuneração e à recomposição das perdas que tivemos. Temos que sensibilizar os nossos congressistas para que entendam que essa recomposição é justa, porque construímos as instituições públicas com o nosso trabalho. Oferecemos o serviço público durante a nossa atividade para a população mais carente do nosso país. Precisamos ter respeitados os nossos direitos e anseios por um justo descanso após 30, 40 anos de serviço”, afirmou.

Roberto Kasai também destacou os três pontos que unem as mais de 600 entidades que compõem o Instituto Mosap e fazem parte do manifesto que a entidade vem entregando aos candidatos à Presidência da República: reajuste dos proventos e pensões, paridade entre ativos e aposentados e a regulamentação da PEC 555, com o fim da contribuição previdenciária. “Não é justo pagarmos duas vezes pela nossa aposentadoria”, defendeu.

A 2ª vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora- Fiscal Natália Nobre, também prestigiou o encontro. Ela destacou a importância de se reconhecer o legado construído pelos aposentados do serviço público e defendeu a valorização daqueles que contribuíram por anos para a eficiência dos serviços públicos.

“Infelizmente o que vemos é um quadro de total desprestígio não apenas dos servidores da ativa, mas, em especial, dos servidores aposentados. Sabemos que esse é o momento em que as pessoas têm uma situação ainda mais complicada porque os gastos aumentam e os recursos diminuem. No entanto, temos o absurdo que é a contribuição previdenciária que incide de forma muito gravosa na remuneração dos aposentados. O Sindifisco Nacional tem o compromisso com a aprovação da PEC 555″, destacou a 2ª vice-presidente do Sindifisco, que aproveitou o momento para parabenizar o ex-deputado e autor da proposta, Carlos Mota (PSB-MG) .

O consultor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz, apresentou o panorama dos desafios que aposentados e pensionistas precisam superar e destacou as perdas de direitos que vêm sendo implementadas nos últimos anos. Diante do cenário desafiador, o consultor do Diap reforçou a importância de aposentados e pensionistas escolherem bem seus candidatos e recomendou que eles consultem o histórico das votações dos deputados e senadores que tentam se reeleger no site https://www.quemfoiquem.org.br/.

Presenças

Ex-parlamentares que se apresentam mais uma vez como candidatos ao Parlamento marcaram presença no encontro, a exemplo do ex-senador e ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e o ex-deputado federal Carlos Mota, autor da PEC 555. Ambos assumiram o compromisso de, caso eleitos, defender o serviço público, o fim da contribuição previdenciária e as demais demandas de aposentados e pensionistas.

O senador Izalci (PSDB-DF), que disputa o cargo de governador do DF, e outros candidatos a deputados distritais, entre eles o presidente licenciado da Delegacia Sindical do Sindifisco Nacional em Brasília, Auditor-Fiscal George Souza (MDB-DF), também aproveitaram a oportunidade para se colocar como aliados de aposentados e pensionistas, caso sejam eleitos.

O secretário-geral do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Hélio Fernando Muylaert da Silva Lima, a diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares, Auditora-Fiscal Patrícia Fiore Cabral, e diretores de aposentados de diversas Delegacias Sindicais, bem como Auditores-Fiscais aposentados da DS/Brasília também estiveram presentes.

Conteúdos Relacionados