Sindifisco Nacional participa do 14º Prêmio Congresso em Foco

Estimular a sociedade a monitorar o desempenho dos parlamentares e valorizar o Congresso Nacional como instituição essencial à democracia são os objetivos do Prêmio Congresso em Foco, considerado o Oscar da política brasileira. Em sua 14ª edição, a iniciativa contou mais uma vez com o apoio do Sindifisco Nacional. A cerimônia de premiação foi realizada na noite de quinta (21), em formato híbrido, e teve a presença do diretor de Assuntos Parlamentares Marcos Assunção.

Em nome do presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, e dos mais de 20 mil filiados, Marcos Assunção agradeceu a oportunidade de participar da premiação e destacou a importância da iniciativa para a democracia, para o Congresso e para a sociedade brasileira. “É muito importante que tenhamos a oportunidade de saber como os nossos parlamentares têm atuado no Congresso Nacional e, sem dúvida, o Congresso em Foco é uma entidade que muito contribui para que tomemos conhecimento disso”, afirmou Assunção, antes de anunciar os dez melhores parlamentares da Câmara dos Deputados, segundo o voto do júri especializado.

O Prêmio Congresso em Foco possui duas categorias gerais, Melhores na Câmara e Melhores no Senado, e três especiais, Defesa da Educação, Clima e Sustentabilidade e Mulheres na Política, sendo esta última uma novidade da edição atual. Os indicados e vencedores são escolhidos por três grupos: voto popular, por meio da internet; jornalistas políticos; e júri especializado, formado por representantes das áreas empresarial, trabalhista, acadêmica e do terceiro setor, além do próprio Congresso em Foco. Este ano, a votação realizada pela internet chegou a dois milhões de votos. Confira aqui a lista com os mais votados e os vencedores em cada categoria.