Sindifisco Nacional participa da primeira Assembleia de 2023 promovida pelo Fonacate

Nesta terça-feira (14), o Sindifisco Nacional, com a presença do diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto, participou da Assembleia Geral promovida pelo Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), juntamente com representantes de outras entidades.
Logo no início da reunião, o presidente do Fórum, Rudinei Marques, relatou o desfecho da proposta de reajuste salarial para os servidores públicos federais, definida em 9%, na 3ª Reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente. A proposta foi formalizada nesta terça, em ofício emitido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
“Agradecemos aos integrantes que fizeram estudo de questões fiscais. Fomos até o limite, e isso fez com que chegássemos aos 9%”, enfatizou Rudinei.
Em continuidade às discussões da pauta do dia, foi apresentado pelos representantes da Comissão Eleitoral da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), Cleiton dos Santos Araújo e Eber Cherulli, o processo eleitoral da fundação, aberto para que os integrantes da Funpresp possam participar e criar chapas, no intuito de concorrer às vagas que serão compostas por dez membros para os conselhos e comitês paritários.
Serão dois titulares e dois suplentes para o Conselho Deliberativo; um titular e um suplente para o Conselho Fiscal; um titular e um suplente para o Comitê do plano ExecPrev; e um titular e um suplente para o Comitê do plano LegisPrev. Os participantes poderão votar nos candidatos escolhidos entre os dias 1º e 10 de setembro (período ordinário).
As chapas poderão se inscrever entre os dias 8 de maio e 16 de junho. Já a campanha eleitoral será permitida a partir de 31 de julho. Todas as etapas das eleições serão informadas, por meio de uma página especial dentro do portal da Funpresp, onde será possível acompanhar todas as informações, inclusive sobre as chapas concorrentes.
“O Sindifisco Nacional vai acompanhar o processo eleitoral na Funpresp e promover debates sobre questões importantes, para que os participantes possam expressar suas demandas, com o propósito de melhorar e garantir a governança da fundação”, reforçou o diretor Floriano.
Outro ponto levantado foi o café da manhã com servidores públicos, que será realizado em 21 de março, na Câmara dos Deputados. São sete parlamentares confirmados, e o objetivo é trabalhar as pautas prioritárias do serviço público. O presidente do Fonacate sugeriu, durante o evento, homenagear o Auditor-Fiscal que atuou de forma exemplar com relação às joias milionárias destinadas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O assunto será debatido no Sindifisco, para dar viabilidade.
Também entraram na pauta o evento Executive Week, que acontecerá em Berlim, na Alemanha; a parceria com a Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP), com eventos em Brasília e Portugal; a reforma estatutária do Fonacate; os informes da Frente Servir Brasil; a proposta de contratação de empresa de comunicação; e assuntos gerais.