Sindifisco Nacional lamenta morte de ex-secretário da Receita Sálvio Medeiros Costa

O Sindifisco Nacional lamenta com pesar o falecimento do Auditor-Fiscal Sálvio Medeiros Costa, ocorrido na manhã desta sexta (21), aos 89 anos de idade. Sálvio foi secretário da Receita Federal do Brasil entre julho e dezembro de 1994, no governo Itamar Franco. Onze anos antes, ele havia ocupado a presidência da representação dos Auditores-Fiscais, a antiga Unafisco Associação, nos anos de 1983 e 1984. A Direção Nacional se solidariza com familiares e amigos de Sálvio Medeiros neste momento de luto.

Durante a sua gestão à frente da Receita, houve intensa mobilização dos Auditores pela campanha salarial. “Sempre defendi o diálogo, o acordo, e não a punição. Respeitando o direito, eu não puniria um colega meu”, declarou anos depois, referindo-se àquela época. Em abril de 2010, ele participou do primeiro seminário da Lei Orgânica do Fisco (LOF), promovido pela Direção Nacional do Sindifisco. Durante o evento, afirmou conhecer de perto as dificuldades da classe para aprovar seus pleitos. “Fui vidraça e estilingue”, declarou.

Trajetória – Graduado em Direito e Administração, Sálvio Medeiros Costa foi nomeado após prestar concurso de fiscal aduaneiro, tomando posse em março de 1956, na Alfândega do Rio de Janeiro. Entre tantos cargos que assumiu durante sua vida profissional, atuou na Secretaria-Geral e na Casa Civil da Presidência da República. Em 1993, integrou o Conselho de Administração da Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz). Em 2001, foi eleito para o cargo de presidente da entidade. Foi ainda diretor-geral da extinta Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Conteúdos Relacionados