Sindifisco Nacional envia diretrizes à Consocial

Entidades representantes do Fisco, entre elas o Sindifisco Nacional, enviaram à Comissão Organizadora da 1ª Consocial (Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social) propostas e diretrizes que subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social. O Plano será elaborado durante a Conferência, promovida pela CGU (Controladoria-Geral da União) entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília (DF).

As proposições repassadas pelas entidades do Fisco foram discutidas na sede do Sindifisco Nacional no dia 3 de abril, na Conferência Livre sobre Administração Tributária – reunião preparatória à Consocial promovida e coordenada pelos diretores de Defesa da Justiça Fiscal e da Seguridade Social do Sindicato, Vilson Romero e Luiz Fuchs.

Participaram do encontro, representantes da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco), Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Fenafim (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais) e Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores do Trabalho).

Conferência – A 1ª Consocial objetiva promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e no controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.  O tema central é "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e foi dividido em quatro eixos temáticos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Clique aqui para conhecer as diretrizes enviadas pelas entidades do Fisco à Comissão Organizadora do evento.

Conteúdos Relacionados