Sindifisco Nacional e Asbin divulgam comunicado conjunto
O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco Nacional) e a Associação dos Servidores da Abin (Asbin) vêm por meio desta nota reforçar o diálogo com a imprensa e a sociedade sobre as recentes notícias de alegado uso indevido de órgãos de Estado para promoção da defesa de interesses particulares.
Os profissionais da área fiscal e de inteligência são fundamentais para o funcionamento do Estado brasileiro e cumprem diuturnamente seu compromisso de honrar a Constituição e as leis brasileiras, trabalhando em prol de uma sociedade mais próspera, digna e honesta. Ambos atuam em suas competências e, por vezes, nas hipóteses previstas legalmente, em colaboração, em prol do combate a ameaças e na busca por oportunidades para o Estado e a sociedade brasileiros.
Ambas as atividades possuem mecanismos consolidados de controle e, portanto, seus profissionais não atuam conforme interesses particulares ou de grupos políticos específicos. Não perseguem ou utilizam as ferramentas ao seu dispor para proteger ou prejudicar pessoas ou grupos. São carreiras de Estado, essenciais para o funcionamento do país. Seus quadros são formados por profissionais concursados, altamente qualificados e motivados para trabalhar pela melhoria da vida dos brasileiros.
Assim, o Sindifisco Nacional e a ASBIN reforçam seu compromisso de lealdade, profissionalismo e dedicação ao Brasil, e confiam que as instituições e seus mecanismos de controle interno e externo atuarão regularmente para apurar quaisquer denúncias e atuar conforme os ritos legais para apurar os fatos.
Brasília, 22 de dezembro de 2020.