Confira a programação do seminário do futuro do cargo

“Cenários prospectivos do cargo de Auditor Fiscal para 2030”. Este é o nome da 3ª edição do seminário do projeto Futuro do Nosso Cargo – Reflexões sobre o futuro do cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, que acontece de 15 a 17 de setembro, em Brasília, Hotel San Marco, SHS, Qd. 5, Bloco C. Confira aqui aprogramação oficial do evento.  

O seminário é uma iniciativa da DEN (diretoria Executiva Nacional) com o foco de promoção de uma análise mais profunda acerca da reestruturação da Receita Federal, da análise de processos de trabalho e das demais questões atinentes ao exercício da atividade do Auditor Fiscal. A ideia é que a proposta construída pela Classe projete uma visão do cargo para as próximas décadas.

O evento está dividido quatorze paineis. O primeiro dia será aberto com a palestra do jornalista Carlos Alberto Sardenberg, que discorrerá sobre o tema “Perspectiva Econômica do Brasil”. Em seguida, o presidente Executivo do Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade, Edson Luiz Vismona, abordará “A importância do Auditor Fiscal no Combate à Pirataria”.

No período da tarde, o advogado Tributarista, Empresarial e Civil, doutor Iure Pontes Vieira, discorrerá sobre “O Sistema Tributário Nacional e a Base Tributária no Brasil nos próximos 15 anos”. Na mesma linha, o economista, mestre e doutor professor da Unicamp, Márcio Pochmann, abordará “A economia brasileira e a Tributação Federal nos próximos 15 anos” e, depois, o professor de Direito Tributário e Financeiro, pesquisador do Conselho nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico da universidade Federal do Ceará, Auditor Fiscal Paulo Sérgio Miranda discorrerá sobre “A Tributação Ambiental e o Trabalho do Auditor Fiscal”.

Segundo dia – No dia 16, o ex-subsecretário de Fiscalização da Receita Federal do Brasil, auditor fiscal Caio Marcos Cândido, abre os trabalhos com painel “O futuro do cargo de Auditor Fiscal da Receita federal do Brasil nos próximos 15 anos na visão do modelo/cultura gerencial atual da RFB”.

Em seguida, o advogado, professor e especialista em Direito Disciplinar, doutor Léo da Silva Alves, ministrará a palestra “Assédio Moral na receita Federal do Brasil”. Sua exposição será seguida pela do economista, técnico do Planejamento e pesquisa do Ipea, doutor Mansueto Almeida, que tratará do tema “As perspectivas da macroeconomia brasileira até 2030 e sua correlação com as finanças públicas nesse período”.

Ainda no segundo dia, no período da tarde, o advogado doutor Alexandre Magano da Costa Maciel, comandará o painel “Riscos e Ameaças na condução dos Trabalhos Fiscais. Incidências de PAD”. Depois, a presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, Doutora Cláudia Muinhos Ricaldone, abordará “O futuro e os Riscos dos Planos Funpresp”.
Os trabalhos do segundo dia serão concluídos com palestra do Auditor Fiscal da receita Estadual do rio de Janeiro, Leonardo de Andrade Costa, que discorrerá sobre “Tributação e Sustentabilidade Ambiental”.

Terceiro dia – “A Receita Federal do Brasil no combate à corrupção, o fomento à Justiça Fiscal e a Inserção do Auditor Fiscal nesse processo” será o primeiro painel do último dia do evento, a ser ministrado por um senador da República.

Em seguida, a colunista e editora de Economia do Fato Online, Sheila D’ Amorim, traz o painel “Economia – Cenário Nacional e Internacional”. Por fim, o gerente da W3C Brasil e do Centro de Estudos de tecnologia da Web, doutor Vagner Diniz, discorrerá sobre a “Evolução da TI na gestão pública e na tributação”. 

 
Conteúdos Relacionados