Sindifisco Nacional compartilha material da campanha Tributo à Cidadania e convida filiados e Delegacias Sindicais a participarem da divulgação

A campanha “Tributo à Cidadania”, criada no ano de 2000 com base em tese aprovada no Conaf daquele ano, e relançada pelo Sindifisco Nacional no último mês de fevereiro, vem alcançando um significativo apoio nas redes sociais. Agora, o sindicato convida seus filiados e Delegacias Sindicais a colaborarem na divulgação do material da campanha para pessoas e entidades que também possam contribuir com o objetivo de incentivar os contribuintes a destinar parte do Imposto de Renda (IR) devido aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa, que financiam projetos sociais voltados a esses públicos.

O material da campanha pode ser acessado na pasta única acessível pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1YOIB1_ywl0XfFqZmP4X02ETdHObj-QEn. O conteúdo contém identidade visual, vídeos, folder e cards para as redes sociais, com a possibilidade de as entidades interessadas adicionarem suas logomarcas às artes.

Um convite especial é dirigido às Delegacias Sindicais no sentido de que também participem da própria campanha, por meio de suas redes sociais e demais serviços, podendo utilizar o material de campanha ora compartilhado e incluindo suas logomarcas, de modo a sensibilizar mais contribuintes no sentido de destinar seu Imposto de Renda em favor dos mencionados projetos de amparo às crianças, adolescentes e idosos.

Nesse sentido, uma sugestão é a criação de comitê local nas DS, com o objetivo de dinamizar a campanha, atuar no contato com entidades que possam vir a ser parceiras da campanha ou mesmo beneficiárias das destinações e, ainda, participar da equipe que desenvolve a campanha no âmbito da Direção Nacional.

Neste momento, a campanha dá ênfase às destinações no âmbito das declarações de ajuste anual do Imposto de Renda (DIRPF), cujo prazo de entrega se encerra no próximo dia 31, ensejando os esforços de todos que possam contribuir para o sucesso da campanha, que é de interesse público.

Participe, divulgue para a sociedade e convide sua DS!

Como participar da campanha “Tributo à Cidadania”

No ato de preenchimento da declaração, o contribuinte poderá optar por destinar até 6% do IR devido apurado, com limites individuais de 3% aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente e 3% aos Fundos dos Direitos da Pessoa Idosa.

O custo ao aderir à campanha é zero: bastará recolher os DARF correspondentes, cujos valores serão integralmente deduzidos do IR a pagar ou adicionados ao IR a restituir. Assim, o cidadão direciona, se desejar, parte do seu Imposto de Renda devido a projetos sociais. É uma escolha solidária.

O prazo para adesão vai até 31 de maio, último dia da entrega das declarações à Receita Federal em 2024. Nesse caso, é fundamental fazer o(s) pagamento(s) do(s) Darf(s) até essa data-limite.