Comunicação inova e valoriza mais a Classe
A Comunicação do Sindifisco Nacional concretizou projetos no ano de 2014 que mudaram o modo de o Sindicato dialogar com o filiado e com a sociedade. O lançamento da TV Sindifisco, em novembro, durante a realização do Conaf 2014 (Congresso Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), foi um marco. Mas as mudanças foram além.
A atenção às redes sociais foi redobrada, foi iniciado envio de SMS aos filiados e ainda feitas alterações no site da entidade que o deixaram mais atrativo e facilitaram a navegabilidade. Colocar a TV Sindifisco no ar durante o Conaf 2014 foi um desafio que deu certo. Do dia 18 ao 21, foram veiculados quatro boletins em formato audiovisual, às 10h, 12h, 14h30 e 17h. Ao fim do dia, um jornal apresentou reportagens sobre o dia do Congresso e entrevistas.
A transmissão do Congresso foi uma experiência piloto, preparativo para um trabalho maior que se perpetuará em 2015, com mais novidades. Mesmo sendo ainda uma pílula, a transmissão do evento permitiu ao filiado que não estava em Foz do Iguaçu saber o máximo sobre o que acontecia nas discussões em Plenário e sobre as deliberações que seus representantes tomavam no ato em que elas aconteciam. A TV ainda mostrou a movimentação nos stands montados especialmente para os filiados, como o de Recadastramento, do Unafisco Saúde, além da sala do Jurídico, onde a equipe de advogados do Sindicato esclarecia as dúvidas dos delegados e observadores nos horários de intervalo sobre as ações em curso patrocinadas pela entidade.
Redes sociais e SMS – Implementados desde 2011, o Twitter, Instagram e a Fanpage do Sindicato também têm sido meios importantes de comunicar, em tempo real, os encaminhamentos sobre os assuntos de interesse dos Auditores Fiscais. De janeiro a dezembro deste ano, o Twitter do Sindicato conquistou 128 seguidores, e o Instagram 69 seguidores. A fanpage ganhou 4.084 fãs, os posts obtiveram 13.123 curtidas e o Face gerou 25.649 visitas ao site.
E de forma pioneira, o Sindicato adotou o envio de SMS como canal de comunicação com os filiados, que passaram a ter rapidamente, e na palma das mãos, informações sobre datas das assembleias, ações judiciais e outros assuntos de relevância. A ideia foi um sucesso, filiados e delegacias se manifestaram favoravelmente à iniciativa e o principal elogio, é claro, foi a velocidade da informação.
Novo site – O Sindicato ainda apresentou ao filiado um novo site, uma interface inteiramente nova, inclusive com logomarca escolhida pela Classe. A intenção foi facilitar a navegação, tornando-a simples, fácil, leve e, ao mesmo tempo, amigável, permitindo com que o usuário pudesse visualizar o máximo de informações já na página inicial.
O Sindifisco na mídia – E a comunicação externa também cresceu de forma significativa em 2014. As aparições diretas na imprensa ou de assuntos relacionados totalizaram 338 inserções, contabilizados somente os números dos principais veículos de projeção nacional. Nas versões impressa e on line, o Estadão publicou 51 textos nos quais citou o Sindifisco Nacional. Na mesma linha, O Globo deu espaço ao Sindicato 36 vezes. A entidade ainda foi muito demandada pelos jornais Correio Braziliense (37 inserções), Valor Econômico (23) e Folha (17). No segmento semanal, o Sindicato também foi destaque nas revistas Veja, Exame, Carta Capital, Caros Amigos, IstoÉ Dinheiro e respectivos onlines.
A opinião do Sindicato sobre assuntos caros à sociedade brasileira ainda foi ouvida pela TV e o rádio. Foram duas inserções no Jornal Nacional, duas no Bom Dia Brasil e uma no Jornal Hoje, telejornais da TV Globo. Ainda foram feitas matérias para Globo News, TV Cultura, Record News, TV Câmara, TV Senado, e CNT TV. No rádio, a voz da entidade foi à CBN, Rádio Nacional, Band News, Jovem Pan, Bandeirantes e Rádio Estadão. A Agência Brasil/Radioagência Brasil também dispensou espaço importante ao Sindicato, no total foram oito inserções. Por fim, no site G1 e R7 foram publicadas cinco e duas matérias, respectivamente.
Todo esse investimento na comunicação vem calcado em objetivos muito caros para o Sindifisco Nacional: a valorização da carreira e o respeito ao filiado. Em 2015, a equipe da Diretoria de Comunicação continuará na busca por um serviço de excelência que traga cada vez mais resultados em prol da Classe.