Sindifisco lamenta morte do deputado federal e jurista Luiz Flávio Gomes

Foto:Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Morreu na madrugada desta quarta (1º) o deputado federal, jurista e professor Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), aos 62 anos, em decorrência de complicações de uma leucemia aguda. Afastado das atividades na Câmara dos Deputados desde setembro do ano passado, após ter sido diagnosticado com a doença, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Ex-juiz federal e fundador do movimento de combate à corrupção “Quero um Brasil ético”, Luiz Flávio Gomes sempre defendeu a Receita Federal e os Auditores-Fiscais, sendo um importante aliado do Sindifisco Nacional em diversas ocasiões, como durante a tramitação da MP 870, que trouxe uma emenda “jabuti”, limitando o papel dos Auditores na investigação de crimes relacionados à sonegação fiscal.

Além de participar do Dia Nacional contra a Mordaça, ato realizado pelo Sindifisco no dia 21 de maio de 2019, em frente ao Ministério da Economia, em Brasília, Luiz Flávio Gomes defendeu os Auditores em plenário, durante a votação da MP.

“Os Auditores-Fiscais estão sendo injustiçados e impedidos de cumprir seu dever legal. Não está havendo perseguição (de ministros do STF). As altas autoridades também precisam ser investigadas. Quando há algum tipo de desvio, algum tipo de enriquecimento, compete aos Auditores mostrar dados objetivos e concretos porque Auditor não inventa dados. Uma democracia só se sustenta quando observa a igualdade de todos perante a lei”, declarou à época.

Luiz Flávio Gomes também participou do ato realizado pelo sindicato em frente ao Supremo Tribunal Federal contra o afastamento de dois Auditores-Fiscais de Vitória (ES), por decisão do ministro Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das fake news, e esteve na mesa de abertura do 4º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, em junho do ano passado, em São Paulo, quando destacou o papel do fisco na construção de uma nova nação.

O presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, lamentou o falecimento. “O professor Luiz Flávio Gomes era um parceiro diário dos nossos colegas no trabalho parlamentar, sempre disponível, de excelente qualificação e muito comprometido com o fortalecimento da Receita Federal e dos Auditores, com o papel fundamental que os Auditores exercem no combate à sonegação e aos ilícitos aduaneiros. Ele tinha uma visão muito clara e qualificada a respeito da importância do nosso trabalho”, declarou, destacando que, em apenas nove meses de mandato, o parlamentar tinha realizado grandes feitos. “Era um ser humano incrível, de grande vitalidade, empreendedor e muito comprometido com as causas de interesse público. É uma grande perda para nós, Auditores-Fiscais, e uma grande perda para o Brasil”.

Eleito pelo PSB com 86 mil votos, em seu primeiro mandato como deputado federal, Luiz Flávio Gomes tinha reconhecida trajetória acadêmica, sendo professor de Direito Penal e Processo Penal em vários cursos de pós-graduação, no Brasil e no exterior, e autor e coautor de mais de 60 livros. Fundador da rede de ensino jurídico LFG, tornou-se conhecido do grande público como comentarista do Jornal da Cultura.

No último dia 14 de janeiro, após ser submetido ao transplante de medula, ele gravou um vídeo intitulado “Não espere uma leucemia para mudar sua vida”, onde comentou o texto do jornalista Gilberto Dimenstein sobre a doença: "Câncer é algo que não desejo para ninguém, mas desejo para todos a profundidade que você ganha ao se deparar com o limite da vida. Cuida do urgente rápido, volta para o importante e abandona o que for irrelevante”.

Conteúdos Relacionados