Sindifisco esclarece entendimento acerca de negociação
A ministra do Planejamento, Mirian Belchior, por meio de nota publicada na edição de sexta-feira (15/6) da coluna Panorama Político do jornal O Globo, rebateu a informação repassada pelo presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, de que até agora o Governo não negociou a pauta reivindicatória apresentada pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil).
De acordo com a coluna, a ministra “relata que recebeu a entidade [Sindifisco] para tratar de salários em 28 de março, 12 de abril e 11 de maio”.
Embora veja como positiva a atenção dispensada por Mirian Belchior para com os assuntos relacionados aos Auditores-Fiscais, na avaliação do Sindifisco, o entendimento da ministra acerca de negociação está equivocado. Nas reuniões citadas, o Governo não apresentou nenhuma proposta, nem negociou a pauta salarial dos Auditores. Pelo contrário, em todas as ocasiões, os representantes da ministra tinham como missão postergar a discussão.
Para a DEN (Diretoria Executiva Nacional), negociação pressupõe um debate em que cada uma das partes apresenta seus pontos de vista e, ao final, chega-se a um meio termo. Portanto, o Sindifisco continua aguardando o início efetivo das negociações. Enquanto isso não acontece, os Auditores-Fiscais a partir de segunda-feira (18/6) manifestam seu descontentamento com o silêncio do Governo, realizando operação-padrão e crédito zero por tempo indeterminado. Quando a ministra achar conveniente e tiver uma proposta para a Classe, o Sindifisco está pronto para, de fato, negociar.