Estudo sobre Reforma tributária será entregue aos presidenciáveis
O debate “Correio Braziliense entrevista: Presidenciáveis”, que ocorrerá em parceria com o Sindifisco Nacional, na próxima quarta-feira (6/6), no auditório-sede do jornal, será a oportunidade para que a DEN (Diretoria Executiva Nacional) entregue aos pré-candidatos participantes o estudo de autoria do Sindicato intitulado “Sistema tributário: diagnóstico e elementos para a mudança”.
O material completo, de 108 páginas, é uma contribuição da categoria ao debate sobre o aperfeiçoamento do Sistema Tributário Nacional, na busca do cumprimento de seu papel de compartilhar com a sociedade as reflexões sobre seu objeto de atuação, na expectativa de que tais medidas sensibilizem legisladores e formuladores de políticas a incorporá-las à legislação brasileira.
Produzido pela Diretoria de Estudos Técnicos, o estudo traz o desdobramento prático das propostas reunidas na Campanha Imposto Justo, também de iniciativa do Sindifisco Nacional, que sugere alterações na regulamentação do Imposto de Renda. Se adotadas, elas corrigirão diversas distorções acumuladas ao longo do tempo. Afinal, na visão do Sindicato, a lei tributária deve ser igual para todos e a todos deve ser aplicada com isonomia.
Além do estudo completo, os pré-candidatos também receberão o folder “A reforma tributária necessária: por um sistema tributário justo”, com uma síntese da proposta de reformulação do Sistema Tributário Nacional via legislação constitucional e infraconstitucional.
Protagonismo – Esta é a terceira edição do estudo, que historicamente vem sendo entregue aos candidatos à presidência da República. As edições anteriores saíram em 2010 e em 2014, trazendo repercussão junto à sociedade civil, parlamentares, acadêmicos, governantes e técnicos do setor público, o que estimulou, para este pleito, a sua revisão e atualização.
Assim como nas eleições deste ano, a iniciativa do Sindicato buscava sempre colocar em evidência a capacidade de contribuição que a Classe dos Auditores Fiscais tem relacionada à questão, podendo enriquecer as discussões sobre as propostas econômicas dos pré-candidatos e suas ideias quanto ao aprimoramento da administração tributária.
Sabatina – O debate “Correio Braziliense entrevista: Presidenciáveis” terá transmissão “ao vivo”, das 9h às 21h, pelo site do Sindifisco e pela página da TV Brasília no Facebook. Foram confirmados os pré-candidatos Rodrigo Maia (9h), Marina Silva (10h), Henrique Meirelles (11h), Jair Bolsonaro (12h), Álvaro Dias (14h), Ciro Gomes (15h), Manuela D´Ávila (19h), Geraldo Alckmin (20h) e Paulo Rabello (21h).
Até o fechamento desta reportagem, os pré-candidatos Guilherme Boulos, João Amoêdo e Flávio Rocha ainda não haviam confirmado presença, mas têm suas participações previstas para às 16h, 17h e 18h, respectivamente.