Sindifisco entrega livro sobre Sistema Tributário aos pré-candidatos
Durante a sabatina com os pré-candidatos à Presidência da República, realizada na quarta-feira (6/6) pelo Sindifisco Nacional, em parceria com o Correio Braziliense, na sede do jornal, em Brasília (DF), o presidente do Sindicato, Auditor Fiscal Claudio Damasceno, e a vice-presidente, Auditora Fiscal Maria Cândida Capozzoli, entregaram aos onze sabatinados um exemplar da 3ª edição do livro “Sistema Tributário: diagnóstico e elementos para mudanças”, que aborda propostas do Sindifisco para melhoria da administração tributária.
As primeiras edições do livro foram entregues aos presidenciáveis em 2010 e 2014 (1ª e 2ª edições). Desta vez, a DEN (Diretoria Executiva Nacional) aproveitou oportunidade de realização do “Correio Entrevista” para repassar o material atualizado aos pré-candidatos.
A publicação mostra que as discrepâncias permanecem muito elevadas e que alterações – como a correção da defasagem da tabela do imposto de renda; a tributação de lucros e dividendos; a incidência do IPVA sobre embarcações aéreas e aquáticas; a tributação da remessa de lucros ao exterior e a revogação dos juros sobre o capital próprio – trarão maior justiça fiscal e distributiva, contribuindo, também, para combater o déficit fiscal e promover investimentos em infraestrutura social e econômica.
CDS – Como resultado de proposta de alteração estatutária aprovada pelo Conaf2017 (Congresso Nacional dos Auditores Fiscais da RFB), o CDS (Conselho de Delegados Sindicais) elegeu comissão para elaborar um caderno a ser entregue aos presidenciáveis antes das eleições gerais. A critério da COC (Comissão Organizadora do Caderno), portanto, poderá ser editado um caderno complementar para ser apresentado aos pré-candidatos quando da entrega da Lista Tríplice para o cargo de secretário da RFB.
Por meio do documento, os Auditores Fiscais reafirmarão sua posição quanto à necessidade de mudanças que objetivam corrigir distorções no sistema tributário brasileiro, em linha com o projeto Imposto Justo defendido pelo Sindifisco Nacional.
A COC é composta pelos Auditores Fiscais diretores da DEN, Wagner Teixeira Vaz e Edison de Souza Vieira (Estudos Técnicos), e pelos Auditores Marcelo Mossi (Foz do Iguaçu), Tiago Lima (Pará) e Hélio Canossi (Aracajú).
Acesse aqui o livro entregue aos pré-candidatos (versão PDF).